Exemplos de qualidade de vida no trabalho

É um pouco difícil definir o real significado da palavra qualidade de vida, pois esse termo vem sendo usado de forma aleatória e totalmente indiscriminada pelas pessoas. Isso acontece porque está relacionado a definição que cada pessoa tem quando falamos em fatores que trazem a qualidade de vida para cada indivíduo. O que sabemos é que a qualidade de vida está totalmente relacionada ao bem estar e aos fatores que fazem as pessoas viverem bem.

A qualidade de vida é a garantia do bem estar físico e mental, ou seja, é referente a boa  saúde do corpo, ao auto conhecimento, a vida saudável na sociedade com total interação e com a boa convivência com as pessoas que estão ao redor. Cada pessoa define os fatores que trazem a qualidade de vida de acordo com a sua realidade e preferências, por isso é tão complexo definir plenamente o que significa a qualidade de vida.

 

 

As pessoas também buscam a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, pois para realmente alcançar o bem estar é preciso estar bem em todas as áreas da vida que inclui a vida profissional e pessoal. Essa busca começou muito cedo e a prova disto é a criação da lei das alavancas que tem como objetivo diminuir o esforço físico dos trabalhadores para preservá-los e para agilizar o processo. As empresas podem proporcionar a qualidade de vida aos seus trabalhadores dando boas condições de trabalho, preservando o físico e a mente de seu trabalhador promovendo atividades, estimulando-o com bônus, dando oportunidades de crescer junto a empresa, promoções, total segurança, estimulando o bom relacionamento no ambiente de trabalho, liberdade para tomar decisões ou expor opiniões, entre outras coisas que motivam um profissional.

Não adianta a empresa apenas pensar na alta produtividade e esquecer de preservar a alta qualidade de seus serviços. Quando o profissional é valorizado, a empresa o estimula a trabalhar melhor e a produzir com mais qualidade, desta forma os serviços ou produtos vendidos são valorizados no mercado e ganham total reconhecimento no mercado em que atua. Com a liberdade do empregado expor suas opiniões, ele se sentirá importante dentro da organização e vai se esforçar para expressar boas ideias, com isso é possível elaborar diversas coisas inovadoras que podem fazer toda a diferença e levar a empresa ao sucesso.

Exemplos para manter a qualidade de vida no trabalho

  • Deixe os funcionários a vontade para ajudar a tomar decisões importantes na empresa.
  • Sempre ofereça a remuneração adequada aos seus funcionários ou terá profissionais desmotivados.
  • Invista na boa gestão de pessoas.
  • Incentive a ginástica laboral.
  • Mantenha seus funcionários bem informados sobre como prevenir acidentes de trabalho.
  • Ofereça um plano de carreira.
  • Invista na educação e aprimoramento educacional de seus funcionários. Poderá arcar com parte ou com todo o custo de cursos profissionalizantes, graduação, etc.
  • Incentive o bom relacionamento entre todos os profissionais. Promova atividades com o grupo de trabalho para que possam interagir de forma descontraída.
  • Incentive seus funcionários com bonus caso tenham um bom desempenho no trabalho.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.