Estresse no trabalho e qualidade de vida

Manter o equilíbrio entre o estresse vivido no ambiente de trabalho e a produtividade é muito importante para a vida profissional e para a empresa, pois um profissional estressado não consegue produzir um trabalho de qualidade e em alguns casos nem consegue cumprir os prazos. A empresa também perde, pois com a má qualidade dos serviços feito pelos seus funcionários quando estão estressados prejudica a reputação e pode perder vários clientes. Por isso é tão importante que a empresa se preocupe em cuidar da saúde física e emocional de seus funcionários.

Sintomas do estresse o trabalho

O profissional encontra dificuldades em se manter concentrado quando está realizando seu trabalho, desta forma é difícil cumprir os prazos estabelecidos e a qualidade é reduzida. Com essa dificuldade o profissional acaba sendo desmotivado e não sente mais prazer em realizar aquele trabalho. A insônia também pode aparecer e a disposição em realizar as atividades do dia a dia é reduzida drasticamente, com isso a memória é seriamente afetada e ainda poderá surgir problemas na saúde. Quando alguma área da nossa vida não vai bem, temos grandes riscos de entrar em depressão, principalmente quando nos encontramos pressionados e não conseguimos resolver a situação.

 

 

Quais as doenças que podem surgir com o estresse no trabalho?

Dores de cabeça: AS dores de cabeça podem aparecer frequentemente devido ao grane estresse vivido. Em alguns casos poderá se tornar em enxaqueca.

Pressão alta: É muito comum pessoas estressadas terem hipertensão.

Dor de estômago: Pessoas estressadas costumam ficar irritadas facilmente e mau humoradas. Com isso, o corpo todo é afetado e com isso é muito provável que apareça a gastrite.

Problemas respiratórios: As pessoas acabam ficando fadigadas facilmente e podem sofrer com a falta de ar em alguns momentos.

Taquicardia: A taquicardia é o aumento do ritmo cardíaco e pode ser causado pelas situações de estremo estresse ou pelo nervosismo.

Sistema imunológico fragilizado: Todo o organismo é afetado pelo estresse e por isso a pessoa fica mais vulnerável em adquirir diversas doenças.

Os resultados negativos do estresse no trabalho

  • Os funcionários estressados tendem a diminuir o ritmo de sua produtividade.
  • É provável que comecem a faltar nos dias de trabalho sem nenhuma boa justificativa.
  • Além da pouca produtividade, o número de erros cometidos são maiores.
  • Como o humor é afetado, a pessoa acaba tendo conflitos com seus colegas de trabalho.
  • Com problemas no convívio dentro da empresa, o funcionário acaba se isolando.

Soluções para combater o estresse no trabalho

O profissional precisa ficar atento as coisas que causam estresse em seu trabalho para que consiga solucionar o problema, para isso é preciso fazer uma análise do que anda acontecendo. Se necessário, procure pela ajuda de um bom psicólogo. Em alguns casos poderá ser necessário trocar de emprego para trabalhar prazerosamente e combater o estresse.

O estresse também está relacionado a má alimentação e ao sedentarismo. Se começar a praticar exercícios físicos ou esportes poderá obter resultados satisfatórios e melhorar seu humor com apenas algumas semanas de atividade. Os exercícios conseguem dar uma sensação de serenidade e descarrega todo estresse do corpo, também melhora o funcionamento da memória e a concentração.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.