Tenha uma vida saudável – Esporte saúde e qualidade de vida

O esporte é tão importante para  melhorar a qualidade de vida quanto manter uma alimentação saudável.

Manter o corpo em movimento é uma necessidade do ser humano independente da faixa etária, pois os exercícios trazem benefícios para todas as idades. Com a prática de esportes é possível manter o peso adequado, controlar e prevenir diversas doenças, reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, melhorar a flexibilidade e aumentar a força muscular.

As atividades físicas também ajudam a melhorar a atividade cerebral, uma vez que ajuda a manter a memória ativa e em bom funcionamento, melhora a capacidade de aprendizagem e ainda mantém o raciocínio mais rápido. É comum que as pessoas sedentárias tenham problemas com a memória e possuem o raciocínio mais lento, os esportistas já possuem um bom desempenho na atividade cerebral em geral.

Pessoas sedentárias estão mais vulneráveis a mortes relacionadas com as doenças crônicas como a depressão, a diabetes, a hipertensão, as doenças do coração e o câncer. É possível melhorar a saúde significativamente com o passar do tempo caso a prática de atividades físicas seja frequente, mas antes de iniciar as atividades é importante realizar uma avaliação física para que as atividades não ultrapassem suas limitações físicas. Na terceira idade é muito importante a prática de atividades físicas e até mesmo de esportes de acordo com a limitação de cada um, assim é mais fácil manter a qualidade de vida até mesmo na época que exigem mais cuidados com a saúde.

Veja os motivos para praticar algum esporte

  • Auto estima: A auto estima é melhorada quando a pessoa pratica algum tipo de atividade física, pois a mantém mais confiante para enfrentar as situações do dia a dia.
  • Saúde mental: Tanto o físico quanto a mente são beneficiados. Os esportes pode melhorar a concentração a memória e os reflexos de uma pessoa ao decorrer do tempo.
  • Contribui para a perda de peso: Com a atividade física e a boa alimentação, é possível queimar a gordura ruim do corpo e manter o peso ideal.
  • Colesterol: Os exercícios mias vigorosos podem aumentar o nível de colesterol bom no sangue ( o HDL) e diminui significativamente o risco de surgir doenças cardíacas.
  • Depressão: Pessoas depressivas podem praticar 15 ou 30 minutos de exercícios físicos alternadamente para melhorar o humor logo na terceira semana de atividade.
  • Envelhecimento: Os esportes mantém os músculos e os ossos fortalecidos. Por isso é importante que mantenha a prática de exercícios físicos em todas as idades. Com isso o risco de osteoporose e de atrofiamento do corpo diminui.
  • Ossos: Os ossos são fortalecidos, pois os exercícios físicos com pesos conseguem contribuir e fazer a manutenção na massa óssea.
  • Sono: Com a queima de energia nas atividades físicas, o sono é muito mais profundo. Com uma boa noite de sono a pessoa consegue manter o bom humor e fica totalmente disposto para realizar as tarefas do dia a dia.
  • Estresse e a ansiedade: As atividades físicas conseguem liberar todo o estresse acumulado. Os esportes funcionam como um tranquilizante, pois depois das atividades a pessoa passa por um momento de serenidade.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.