Dicas para fazer abertura zero

O exercício físico e treino é algo que deve ter a sua conta, peso e medida, pois o nosso corpo necessita de se adequar ao exercício de forma gradual. Os músculos têm de ser treinados para trabalhar, pelo que tudo leva o seu tempo. Uma das coisas que mais treino requer é a espargata, também conhecida por abertura zero, pelo que aceite as dicas para conseguir a abertura zero da forma mais indicada.

Em primeiro lugar, é preciso perceber que é necessário aquecer os músculos, e isto aplica-se a todo o tipo de exercício físico. Nunca pule a fase de aquecimento e alongamentos. Eles devem ser feitos diariamente e de forma suave para não correr o risco de rasgar um músculo e arranjar um problema a sério.

 

 

Devagar se vai ao longe

Esta velha máxima é a palavra de ordem! Mais vale ir aos poucos, de uma forma suave e constante, para que chegue de forma correta ao seu objectivo de conseguir fazer a abertura zero.

Não há outro caminho senão o de treinar todos os dias, de todos os dias ir esticando as pernas mais um pouco, isto para que o seu corpo se vá habituando. Tem de ser constante e diário: faça uma série pela manhã, uma à tarde e outra à noite, sempre com movimentos simples e básicos.

Comece por estar de pé e vá abrindo as pernas aos poucos, descendo, devagar  até onde sentir que aguenta bem. Uma vez aí, fique por segundos e depois sente-se, respire a vá abrindo mais um pouco. Ou seja, a ideia é abrir, descer, descansar e voltar ao mesmo.

O ideal é sentir que está a esticar mas sem ter dor, ou seja, esticar confortavelmente. Fazendo isto todos os dias, três vezes por dia, num mês terá alcançado o seu objetivo.

O mais indicado para fazer a abertura zero ou espargata, é estar sempre de ténis, mas claro que o ideal é estar descalço, num piso que não seja escorregadio, por forma a evitar o risco de escorregar e ter pela frente uma carga de trabalhos.

Se ainda não se lembrou, aqui vai mais um dica para fazer a abertura zero: faça da parede a sua maior aliada. Este é, de facto, um tipo de exercício muito conhecido pelos karatecas ou quem tenha por hábito treinar a sua abertura de pernas. E a parte boa é que poderá praticar enquanto vê televisão. Aproveite e junte o útil ao agradável.

Pode, também, experimentar deitar-se de barriga para cima, encostando o rabo à parede e com as pernas para cima. Encaixe a zona do quadril e vá abrindo as pernas lateralmente. Assim que sentir algum desconforto pare e fique assim enquanto conseguir. Sempre que sentir que tem o corpo já relaxado, pode, então, forçar um pouco mais.

Quando terminar, saiba que deverá fechar as pernas lentamente e ir relaxando. Pode repetir tantas vezes quantas as se sentir confortável.

Nunca, mas nunca tenha pressa. O tempo é o maior amigo e aliado dos seus músculos. Eles irão agradecer o tempo que vai permitir ir habituando-se à nova capacidade de abertura. Aos poucos vai conseguir fazer abertura zero.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :