Dicas para deixar de fumar

Deixar de fumar não é uma tarefa fácil, mas também não é de todo impossível. O mais difícil é mesmo dar o primeiro passo, assumir que se quer deixar de fumar e tomar todas as medidas necessárias para alcançar esse mesmo objetivo.

Mas, se está a ler este artigo, então possivelmente já passou esta etapa ou, então, está a pensar fazê-lo.

Confira as nossas próximas dicas e sugestões. Com o passar do tempo vai sendo mais fácil adotar os novos hábitos e deixar de fumar.

Definir uma data

Como em tudo na vida, estabelecer metas, prazos e objetivos é uma importante etapa para garantir o sucesso daquilo a que nos propomos. Aconselhamos, por isso, que defina uma data específica para parar de fumar. Anote o dia num papel, que deverá ficar bem visível, pois irá servir de forma de motivação por ter dado este importante passo.

Faça um plano

Faça um plano com os seus objectivos, etapas e recompensas a aplicar ao longo de todo o processo. É importante que se prepare para a tarefa que terá em mãos e, que na maioria das vezes, não é fácil.

Coloque também no plano o que fazer quando tiver vontade de fumar, quem contatar e as alternativas para conseguir lidar com a situação. Este plano vai permitir-lhe antecipar qualquer vontade de cedência e a ajudar a manter-se dentro do que havia programado inicialmente.

Mantenha a comunicação

Comunique aos que lhe são mais próximos que pretende deixar de fumar. Desta forma vai criar uma rede de apoio importante para o acompanhar e incutir-lhe maior responsabilidade. É mais fácil lutar contra a ansiedade quando tem alguém por detrás a apoiar e a quem pode recorrer nos momentos mais difíceis, do que sozinho. Aproveita também o incentivo e ensinamentos de quem já passou pela experiência com sucesso.

Elimine a tentação

Juntamente com um bom planeamento e rede de apoio, também é importante que consiga eliminar dos locais que frequenta (como a sua casa, carro ou local de trabalho) todos os cigarros e outros produtos relacionados ao tabaco. Dificultar o acesso ao tabaco vai permitir-lhe aumentar as suas hipóteses de resistir à tentação e voltar aos velhos hábitos.

Consulte o seu médico

O seu médico pode ter um papel fundamental em todo o processo para deixar de fumar. Consulte-o sempre que precisar de conselhos, pois ele tem uma vasta experiência em lidar com casos semelhantes. Um médico pode dar-lhe dicas sobre como parar de fumar e até recomendar conselheiros e redes de apoio, além de indicar medicamentos para reduzir a ansiedade e controlar os sintomas de abstinência.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.