Controlar o stress de forma natural

O nosso dia-a-dia é repleto de situações que podem potenciar o stress e ansiedade. Até mesmo as mais pequenas coisas podem desencadear em nós sentimentos, que ao acumularem podem dar azo ainda a mais stress e tensão.

Quando o nível de stress se torna excessivo começa a ter consequências graves e a impedir-nos de levar a cabo as nossas tarefas diárias, sendo muito prejudicial também para a nossa saúde.

Muitas formas de stress estão ligadas à vida profissional como cedências, pressões várias, cumprimento de horários, receio de acidentes ou erros, relações com os superiores, ruído etc, mas hoje em dia, com as graves crises económicas que se vão espalhando um pouco por todo o mundo, cada vez mais o desemprego se tem vindo a assumir como um forte fator de stress.

 

 

Sintomas e tratamentos

O stress é muitas vezes definido como “o mal do século”, mas podemos defini-lo de forma muito simples como “qualquer interferência que perturbe o bem-estar mental e físico de um indivíduo”. Frequentemente pode apresentar sintomas como:

  • fadiga
  • mal-estar
  • dor
  • falta de apetite
  • dificuldade de concentração
  • tonturas
  • irritabilidade
  • falta de ânimo
  • depressão
  • alterações de humor
  • dificuldade em dormir
  • alteração do ciclo menstrual
  • diminuição da libido
  • entre outros

As principais consequências do stress são as perturbações nervosas que vão progredindo se não se eliminar a causa que motiva o stress ou não for adoptada uma terapêutica adequada. É uma doença que favorece o consumo de tranquilizantes, de álcool, tabaco, café, o que muitas vezes acaba por piorar ou potenciar as perturbações, em vez de as atenuar. Em alternativa, existem diversas terapêuticas mais naturais que ajudam a controlar este tipo de perturbações.

Se a causa do stress for profissional, pode por exemplo, ter um alojamento mais perto do seu local de trabalho, reduzir as horas de trabalho (mesmo que por um período de tempo se torne mais difícil a nível financeiro) ou em último recurso mudar de função ou até emprego.

Tire férias com mais frequência, passe fins-de-semana fora em locais relaxantes e que não conheça. A prática de atividade física regular é também uma boa opção para atenuar as perturbações causadas pelo stress, pois ajuda a libertar muita da energia e ansiedade acumuladas. Existem ainda diversas técnicas de relaxamento, ioga, massagens ou qualquer outro método que tenha como objetivo voltar a adquirir controlo sobre si próprio e da sua respiração, que podem revelar-se bastante viáveis contra o stress.

Algumas plantas são também bastante eficazes no tratamento do stress. Sugerimos os seguintes tratamento naturais para o stress:

Infusão

Faça uma infusão com Valeriana (10g de raiz triturada), Passiflora (10g de folhas e flores) e hipericão (10g de planta seca) durante 10 minutos para 1/2 litro de água a ferver. Se achar muito amargo pode adoçar com um pouco de mel. Tome meia hora antes de se deitar.

Escalda-pés

Outra alternativa natural e eficaz para lhe permitir relaxar e atenuar o stress é um bom escalda-pés. Antes de se deitar, mergulhe os pés em água bem quente (atenção à temperatura para não ser excessiva nem se queimar) com alfazema, durante 1 minuto. De seguida, mergulhe os pés em água bem fria, durante mais 2 minutos. Deve repetir o processo 4 vezes seguidas. Termine sempre com água fria.



2 Comentários to “Controlar o stress de forma natural”
  1. Ana Maria Monteiro
  2. Ana Maria Monteiro

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.