Consumo de Leite

O ser humano, comparando com os restantes mamíferos é o ser vivo que durante mais tempo consome leite. A quantidade máxima de leite que um adulto deveria consumir por dia é de 500ml, enquanto que as crianças deveriam ter um consumo de leite entre 400ml a 750ml conforme o seu grau de desenvolvimento. Por sua vez, as grávidas e os adolescentes devem consumir no máximo 750ml de leite, enquanto que os idosos podem consumir até uma quantidade máxima, 600ml de leite.

Existe uma pequena percentagem de indivíduos que não apreciam o consumo de leite, por motivos de alergia ao leite e na maior parte das vezes porque não gostam ou não foram acostumados a este.

O motivo mais comum da alergia ao leite é devido ao mau funcionamento da vesícula biliar, e como tal é muito importante o nosso cuidado com este precioso órgão, através de uma ingestão controlada e reduzida de gorduras, através de uma desparasitação regular. Ao adoptar estes cuidados vai tolerar melhor o leite, e para melhorar a tolerância da vesícula biliar ao leite deve preferir o consumo de leite magro, uma vez que este não é tão agressivo.

Outro motivo de alergia ao leite é pela intolerância à proteína do leite, pois o sistema digestivo não consegue metabolizar a lactose por haver um défice da enzima lactase, sendo que esta intolerância é normalmente diagnosticada precocemente quando a criança inicia o consumo de leite animal, ou quando um individuo esteve durante um longo período sem o consumo de leite. Nesta última situação o indivíduo deve iniciar o consumo de leite pouco a pouco, iniciando com cerca de 5ml e aumentando ao longo das semanas até ao consumo de leite recomendado.

Por outro lado há indivíduos que não toleram o leite, mas consomem derivados de leite, como os iogurtes, o queijo, que possuem os mesmo nutrientes que o leite, mas cuja lactose se encontra modificada ou é inexistente. Há que conhecer os derivados de leite, porque nem todos eles o substituem na totalidade, como é o caso da manteiga e das natas, que possuem uma quantidade mínima de proteínas e cálcio e uma quantidade elevada de gorduras e vitaminas lipossolúveis. Relativamente à proporção de cálcio e proteínas, 500ml de leite correspondem a cerca de 200gr de requeijão, 100gr de queijo fresco, 60gr de queijo ou 4 iogurtes.

Outro problema relacionado com o consumo de leite é que muitos indivíduos não suportam o gosto ou o odor deste, mas para este problema existe solução nomeadamente a utilização de café, capuccino, canela ou até mesmo a casca de limão para dar sabor ao leite, ou nestes casos pode utiliza-lo de formas alternativas como no molho de bechamel, ou então substitui-lo por outros derivados de leite.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • qual a quantidade de leite que devemos tomar por dia
  • quantidade de leite diaria
  • quanto leite se deve beber por dia
  • quantidade diaria de leite
  • quanto de leite devemos tomar por dia


4 Comentários to “Consumo de Leite
  1. Antonio M Graca
  2. Marta Iria
  3. José Ribamar
  4. Deco

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *