Conservação de alimentos

Técnicas para manter os alimentos conservados e frescos

Os alimentos podem se estragar e ficar sem condições de serem comestíveis quando são atingidos pelo calor. Por isso devemos sempre escolher um bom local para a conservação de alimentos, mantendo-os longe de fontes de calor e raios solares.

Peixe

O local ideal para conservar o peixe é o frigorífico. Se o peixe for muito fresco, este pode ser guardado num saco de plástico bem fechado. Escolha a parte mais fria do frigorífico e coloque o peixe ensacado durante um dia.

Carne de criação

Este  tipo de carne criada em casa é muito sensível ao desenvolvimento de bactérias e por isso deve ser sempre guardada no frigorífico. Conseguem-se manter frescas e comestíveis até 4 dias.

Carne

Para conservar a deve usar sempre o frigorífico, durante dois ou três dias. Se a carne estiver crua ou cozinhada, ambas devem ser colocadas num recipiente fechado para não causar cheiros desagradáveis no frigorífico. As carnes cozinhadas não devem ser guardadas durante muito tempo. Convém que no dia a seguir sejam comidas.

Lacticínios

Os produtos derivados do leite como a manteiga, margarina e queijo podem ser guardados no frigorífico ou num local fresco. Convém verificar se as embalagens deste tipo de alimentos ficam bem fechadas. Para embalar os queijos pode usar folha de alumínio.

Fruta e legumes

Os legumes verdes e mais frágeis como a alface devem ser comprados no próprio dia em que são consumidos. Podem ser guardados durante dois ou três dias num local fresco e arejado. Os legumes de composição rija como as batatas e cebolas se estiverem em bom estado podem ser conservados durante alguns meses se forem guardados num lugar seco, fresco e escuro. O mesmo se passa com a fruta de casca rija. A garagem ou a cave pode ser o local ideal se tiverem estas condições.

Outros alimentos

Os óleos vegetais devem ser guardados sempre um local fresco pois deterioram-se facilmente. Os farináceos e o açúcar devem ser mantidos num recipiente fechado e seco. A farinha simples pode ser conservada, no máximo meio ano. A farinha com fermento conserva-se durante dois a três meses e a integral somente dois meses.
Quanto ás especiarias estas podem ficar em recipientes bem fechados e colocadas num armário. Deve-se ter atenção às ervas aromáticas, pois perdem o seu sabor ao fim de meio ano. Não devem ser expostas à luz quando guardadas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :