Concequencias da overdose

O consumo de drogas tem sempre consequências, seja a longo ou a curto prazo, dependendo dos tipos de drogas, da quantidade de consumo e do grau de dependência. As consequências da overdose de drogas podem ir de vómitos, a depressão do aparelho respiratório, alteração da coordenação motora e linguística, sudorese até alucinações e perda da consciência.

É imprescindível saber actuar e situação de emergência de consumo de drogas, quando se depara com uma situação de inconsciência e quando uma pessoa em overdose de drogas não respira nem apresenta batimentos cardíacos. O primeiro passo é pedir ajuda através do 112, e informá-los sobre a condição da pessoa. Se a pessoa respirar, mas não estiver consciente, lateralize-a; se a pessoa não respirar e não tiver batimentos cardíacos, deve proceder à respiração boca a boca e se tiver conhecimentos e prática na reanimação, realize compressões torácicas.

É relevante também preservar todos os objectos que possam indicar os tipos de drogas e a quantidade, como pastilhas, frascos, seringas e até mesmo o vomitado, uma vez que sabendo os tipos de drogas e a quantidade consumida será mais fácil actuar na desintoxicação do organismo da pessoa.

Quando uma pessoa está consciente, mas com sintomatologia de overdose de drogas, deve ser assistida, uma vez que a pessoa pode estar à beira de uma situação crítica, como tal esta deve ser questionada sobre os tipos de drogas que consumiu e a quantidade em causa. Em caso algum deve forçar a vítima a vomitar ou a permanecer consciente, pois pode ser prejudicial para esta.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :