Conselhos para uma alimentação saudável

Dez conselhos simples para uma boa alimentação

1. Vigie frequentemente seu peso e faça exercício. Fazer exercício físico é um excelente complemento de uma alimentação saudável.

2. Não vale a pena gastar dinheiro em suplementos alimentares, quer se trate de fibras, vitaminas ou minerais. Uma alimentação equilibrada e variada satisfaz, facilmente, todas as necessidades.

3. Beba leite (meio-gordo) todos os dias, para garantir o consumo de cálcio, independentemente da sua idade. Se não gosta de leite, substitua-o por iogurte natural (magro).

4. Não ponha mais sal na comida além do estritamente necessário. Prove os alimentos antes de se servir do saleiro. Quanto aos preparados industriais, consulte o rótulo. Cuidado com os aperitivos, geralmente bastante salgados e, de um modo geral, com as refeições ligeiras.

5. Faça uma alimentação mais variada possível. Assim, terá a certeza de consumir toda a gama de nutrientes necessários. Coma alimentos crus e cozidos. Lave-os bem, a fim de eliminar os vestígios de pesticidas.

6. Modere o seu consumo de proteínas animais. O valor máximo nunca deveria ultrapassar 10 a 12% do consumo diário total de calorias. Se possível, coma carne apenas uma vez por dia e, mesmo assim, em quantidade moderada.

7. Adicione à sua ementa hidratos de carbono complexos. No total, os hidratos de carbono devem representar, pelo menos, 55% do seu consumo diário de calorias. Procure, por isso, consumir frutos e legumes em quantidade suficiente, sem esquecer as leguminosas, o pão e os pratos à base de cereais integrais. Isso satisfará também as suas necessidades de fibras, vitaminas e minerais. As frutas e legumes são indispensáveis numa alimentação equilibrada. Os citrinos (laranjas, limões, toranjas), os legumes de folhas verdes, as cenouras, os tomates, as couves, as couves-flor e os brócolos parecem ser úteis na prevenção de diversos tipos de cancro.

8. Tenha cuidado com o consumo de colesterol. Os géneros de origem animal, como a carne e os ovos, são ricos em colesterol.

9. Limite as calorias provenientes do consumo de gorduras a menos de 30% da sua ração calórica total. Para isso, coma carnes magras, carne de aves (frango, galinha) sem pele, peixe, produtos lácteos desnatados ou magros. Além disso, reduza o consumo de gorduras, sobretudo de manteiga, natas, maionese e fritos.
Desse total de gorduras, elimine, tanto quanto possível, as gorduras saturadas, que se encontram sobretudo na carne e nos produtos de origem animal e, também, em certos óleos exóticos, como o óleo de palma.

10. Se é verdade que um copo de vinho ou outra bebida com álcool pode ajudar a suportar melhor as contrariedades do dia-a-dia, vários copos podem, por sua vez, agravá-las bastante.
Por isso, é conveniente não ultrapassar 25 a 50 gramas de álcool puro por dia, ou seja, conforme se seja mulher ou homem, sedentário ou activo, nunca exceder,  respectivamente, um quarto ou meio litro de vinho com 12o, ou 2 ou 3 cervejas de 33 centilitros. Para satisfazer as suas necessidades de líquidos, reduzindo ao mesmo tempo o consumo de bebidas alcoólicas, experimente beber um copo de água antes de beber uma cerveja, um copo de vinho ou um whisky.



1 Comentário to “Conselhos para uma alimentação saudável”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.