Conheça a importância da proteína

A proteína é um dos principais nutrientes necessários ao organismo, sendo essencial diariamente em quantidades adequadas. Trata-se de um nutriente presente em todas as formas de vida, sendo por isso indispensável ao crescimento das células e à reparação dos tecidos. As proteínas são compostas por “blocos construtores” denominados aminoácidos. Muitos deles são designados “essenciais” uma vez que o organismo não os consegue produzir, tendo por isso de os obter através da alimentação. Quando uma proteína contém todos os aminoácidos essenciais é classificada como proteína completa.

As proteínas podem ser de origem animal ou vegetal. Todas as proteínas de origem animal são completas. As de origem vegetal, com exceção da proteína de soja, são consideradas incompletas, por não conterem um ou mais aminoácidos essenciais. No entanto, duas fontes de proteína vegetal incompletas podem complementar-se – uma pode fornecer o
aminoácido que falta à outra, e vice-versa. É desta forma que os vegetarianos conseguem suprir as necessidades de proteína.

Principais funções da proteína

  • Contribui para o desenvolvimento da massa muscular.
  • Contribui para a manutenção da massa muscular.
  • Contribui para a manutenção dos ossos.

Opte por alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como os
batidos Fórmula 1 da marca Herbalife para o pequeno-almoço, peito de peru ou frango, clara de ovo e peixe.

Reduza o consumo de laticínios gordos, carne com elevado teor de gordura saturada e carnes processadas com teor de gordura escondida.

Consome a quantidade recomendada de proteína?

A Dose Diária Recomendada (DDR) de proteína é, aproximadamente, 10-15% da sua ingestão habitual de calorias. Isso traduz-se em cerca de 55g de proteína por dia para homens e 45g para as mulheres.

importância da proteina

Boas fontes de proteína

  • Ovos
  • Peixe
  • Aves e carnes brancas magras
  • Carne vermelha magra
  • Frutos secos e sementes
  • Feijões, lentilhas e ervilhas

Pode também adicionar proteína de soja ou de soro de leite em pó e claras de ovo a outros alimentos para reforçar o teor de proteína. Experimente o suplemento personalizado de proteína da Herbalife.

Alimentos equilibrados para manter a saciedade

A fome ‘aperta’ em primeiro lugar no estômago. À medida que descem os índices de açúcar no sangue, o organismo liberta hormonas que estimulam a contração do estômago, provocando assim a sensação de fome. Mas algumas pessoas confundem fome com vontade de comer, ou seja, uma coisa é ter apetite, outra é ter fome. Para ajudar a perceber a diferença, espere até sentir uma fome razoável, para realmente reconhecer os sinais do corpo a “dar horas”, e pare de comer assim que se sentir confortável, mas não cheio. Para apoiar o processo, integre alimentos equilibrados na sua refeição, algo que o vai ajudar a prolongar a sensação de saciedade.

Frutos Silvestres

Os alimentos ricos em fibra levam algum tempo a digerir, sendo por isso alimentos que fornecem energia constante.
Todas as frutas fornecem fibra, mas os frutos silvestres são dos que fornecem o teor mais elevado deste nutriente. Uma chávena de framboesas fornece 8 gramas de fibra – o dobro da quantidade fornecida numa maçã – por apenas 65 calorias. Durante todo o ano encontra disponíveis frutos silvestres congelados, uma boa opção para adicionar aos batidos de proteína.
Pode também descongelar e colocá-los por cima de um iogurte ou queijo fresco, para uma refeição ou snack saciante.

Brócolos

Os legumes estão no topo da lista dos alimentos mais saciantes, porque são baixos em calorias, ricos em fibra e contêm um elevado teor de água. Os brócolos são dos legumes com maior teor de fibra. Uma chávena de brócolos cozinhados tem 6 gramas de fibra. Se completar o seu prato com brócolos cozinhados, estará apenas a consumir cerca de 50 calorias por chávena.

Quinoa

A maioria dos cereais integrais fornece-lhe uma boa dose de fibra, estes contêm também mais água do que os alimentos elaborados com cereais processados, como por exemplo as bolachas de água e sal, saciando por isso mais do que estes últimos. A quinoa destaca-se também porque tem mais proteína do que a maioria dos cereais: cerca de 8 gramas por chávena. E, ao contrário da cevada e do arroz integral que obrigam a um período de cozimento mais prolongado, a quinoa fica pronta em 15 minutos. Experimente a quinoa como acompanhamento ou como base de uma salada com legumes salteados e frango grelhado.

Sopa de Legumes

A sopa de legumes é baixa em calorias e, como contém bastante água, é um alimento saciante. Iniciar uma refeição com uma tigela de sopa significa normalmente que ficará satisfeito com uma porção mais pequena do prato principal. Uma tigela de sopa de legumes é também uma ótima opção para um snack a meio da tarde.

Além do batido fórmula 1 da Herbalife rico em proteína e com todos os nutrientes necessários para uma refeição equilibrada, a marca disponibiliza mais soluções ricas em proteína:

Fórmula 3 – Suplemento de Proteínas Personalizado

    • Basta adicionar uma colher de suplemento personalizado de proteína à sua sopa preferida para ajudar a consumir a doze diária recomendada de proteína.
    • Basta adicionar o suplemento de proteínas personalizado aoF3 ao batido Fórmula 1 para personalizar a sua ingestão de proteína.
    • Cada dose contém 5 g de proteína de soja e de soro de leite.

Embalagem de 240g

SOPA DE TOMATE GOURMET da Herbalife

Snack instantâneo, nutritivo e saboroso.

  • 104 kcal por dose, ideal para gerir a ingestão calórica
  • Rica em proteína: 7gr, para ajudar a desenvolver a massa muscular magra
  • Rica em fibra: 3,2gr, para ajudar a atingir a dose diária recomendada de fibra
  • Com ervas mediterrâneas, para um paladar delicioso
  • Basta misturar água para deliciar-se com este snack equilibrado. Pode ser consumido quente ou frio.
    Embalagem de 672 gr 21 doses


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.