Como surge a Anorexia Nervosa

Factores desencadeantes da anorexia

Exemplos de factores que podem desencadear a doença:

– Perdas de familiares ou de amigos.
– Roturas afectivas.
– Mudanças ao longo da vida (de fase de crescimento, de escola, de casa…).
– Fases de testes ou exames.
– As dificuldades de entendimento com os colegas ou com professores.
– As dificuldades de relacionamento ao nível da família.
– Outros sofrimentos emocionais resultantes de vivências de abuso ou invasões da privacidade ou integridade física ou psíquica.
Quer os factores pre-disponentes, quer os pre-cipitantes são conhecidos após a doença estar já instalada e por isso o nosso investimento pode ser bastante mais eficaz si nos dedicarmos, a partir do que conhecemos, a reduzir ou a anular os factores de manutenção destas doenças.

As causas para o surgimento da anorexia nervosa são desconhecidas, mas existem diversos factores que podem contribuir para a desordem, como aspectos sociais, familiares, ambientais e genéticos. O surgimento da anorexia normalmente ocorre no início da adolescência. O início dos primeiros sintomas dá-se de forma bimodal, entre 13-14 e 16-17 anos, tendo dois picos de maior incidência aos 14 e 16 anos de idade. Os factores de risco podem ser muitos, uma vez que cada pessoa reage de modo diverso às diferentes situações de sofrimento, tensão, contrariedade ou dificuldade de adaptação que a vida lhe propõe.



1 Comentário to “Como surge a Anorexia Nervosa”
  1. barbara

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :