Como Prevenir Rugas

A idade é um factor precipitante de alterações degenerativas de todo o sistema orgânico, incluindo o envelhecimento da pele e por isso, a partir de uma certa idade, para algumas pessoas mais cedo, para outras mais tarde, começam a surgir as rugas, para as quais não existe remédio. Contudo existem algumas condições que podem acelerar este processo.

A hereditariedade, assim como o estilo de vida e a forma física influenciam o envelhecimento precoce, e os sinais deste fazem-se notar. Por estes motivos, muitas pessoas optam por utilizar cremes anti-rugas, os quais hidratam a pele e provocam nela algum inchaço, contudo o seu possível efeito regenerador ainda não foi comprovado, mesmo aqueles que contem colagénio, elastina, geleia real e tutu quanti. O colagénio e elastina além de estarem presentes nos cremes anti-rugas, também são injectados directamente na pele, tendo um efeito mais rápido, mas menos duradouro, levando a que as pessoas tenham a necessidade de levarem as injecções com maior frequência com vista a evitarem o envelhecimento da pele, o que pode ser prejudicial para a saúde assim como para a economia pessoal.

Segundo certas propagandas, alguns cremes anti-rugas tem o poder de estreitar os poros, prevenindo assim o envelhecimento precoce, tornando a pele mais fina, contudo os poros tem a dimensão segundo a informação genética do seu DNA, não podendo ser alterada com um simples creme. A sua dimensão varia consoante o sexo, pois os poros dos homens são normalmente superiores aos das mulheres, e pessoas com peles oleosas tem tendência para terem os poros de maiores dimensões que as pessoas com pele seca. A dimensão dos poros vai aumentando com a idade, pois o envelhecimento distende a estrutura da pele.

O que acontece com a maioria dos cosméticos que tem por função contrair a estrutura da pele, é que eles têm na sua constituição álcool, o qual depois de ser aplicado evapora, provocando um arrefecimento, o qual provoca uma contracção da pele, efeito este que dura apenas 2 a 3 horas. As máscaras de beleza tem o mesmo efeito, mas estas são aconselhadas a serem feitas não mais que uma vez por semana, e também estão contra-indicadas para pessoas que sofrem de couperose.

A melhor forma de prevenir as rugas, é optar por um estilo de vida saudável e equilibrado, tendo em conta a alimentação saudável, um sono equilibrado e uma dose de calma ao seu sistema nervoso. É também aconselhado evitar a exposição solar prolongada, proteger a sua pele com um bom protector solar. E estes conselhos evitam o envelhecimento precoce e não esvaziam a sua carteira.



1 Comentário to “Como Prevenir Rugas”
  1. eunice

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :