Como poupar o meio ambiente

Todos nós podemos ajudar a poupar o meio ambiente.

Veja algumas dicas de como o poderá fazer, alterando apenas alguns comportamentos diários.

Ajude o planeta

  • Por exemplo, na casa-de-banho, evite os banhos de imersão. Também deverá evitar deixar as torneiras ou o autoclismo a pingar, pois as fugas de água poderão mesmo chegar a gastar, desnecessariamente, 30 litros de água por dia. Mais ainda, lembre-se de não deitar fora lixo na sanita, caso contrário, vai estar a contribuir para um aumento da poluição tanto de rios como mares.
  • Opte por utilizar mais os transportes públicos que o seu transporte individual. De qualquer forma, o melhor é sempre tentar andar a pé ou de bicileta. Não só vai praticar exercício físico, como vai estar a ajudar a proteger o ambiente.
  • Quando estiver a lavar o carro, em vez de usar a mangueira, use um balde de água, pois em causa está uma diferença de consumo de 450 litros de água. Além disto, lembre-se de que, quando conduzir, deverá andar devagar, pois não só vai poder apreciar a “viagem” como estará a emitir menos CO2.
  • Também na escola podemos aprender a poupar no meio ambiente. Comece, desde logo, por optar por material que seja facilmente recicláveis. Também podemos e devemos incentivar a correção de trabalhos pelo computador e, ainda, ao envio de mensagens e outros documentos por email, em vez de os imprimir. Mesmo nas cantinas e bar, devemos optar sempre por produtos frescos ao invés dos embalados, pois ao pedirmos menos produtos embalados, iremos estar a reduzir o lixo que se produz.
  • Comece por aproveitar a iluminação natural ao máximo antes de optar por acender a luz elétrica.
  • Proteja, também, as janelas com estores por forma a evitar o calor indesejável.Vai ser muito melhor que recorrer ao ar condicionado, que liberta gases que contribuem para o aquecimento do planeta.
  • Seja criativo e faça blocos de notas com papeis usados e imprima apenas o que for absolutamente necessário. Ainda, quando sair de casa, desligue sempre as luzes e as máquinas, computadores, fotocopiadoras e impressoras. Na cozinha, também deverá de se lembrar de fechar sempre bem a porta do frigorífico, caso contrário gastará energia extra. Além disto, limpe o congelador com regularidade, pois quanto mais gelo estiver presente, maior será o consumo de energia, já para não referir que um congelador cheio é mais eficiente que um vazio.
  • Na rua, ao colocar o lixo e fazer a sua divisão nos ecopontos, saiba que por cada tonelada de plástico reciclado, evita-se a emissão de 1,35 toneladas de CO2 e, no caso de vidro, 0,84 toneladas. Mesmo nas compras, é possível saber como poupar o meio ambiente. Compre produtos locais, pois os que vêm de longe implicam mais transportes, embalagens e consumo de recursos e mais poluição. Saiba ainda que deverá optar pelos produtos com logotipo de reciclagem no rótulo.


1 Comentário to “Como poupar o meio ambiente”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :