Como poupar água no jardim

Cada vez mais as questões ambientais e de preservação da natureza e recursos naturais estão em voga.

Poupar água torna-se, portanto, bastante importante.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas para conseguir poupar água no jardim.

Dicas de poupança

Cerca de 30% do consumo total da casa encontra-se na área externa, e pode ter toda a certeza que esse mesmo número poderá sofrer uma grande subida em certas regiões do quintal, que se encontram mais secas numa determinada altura. E é exatamente por esta razão que é muito importante reduzir o uso de água externa.

  • Se conseguir, instale um barril para captar uma grande parte da água proveniente da chuva. Para isso, deverá colocar este barril reciclável sob uma calha ou qualquer outro sistema de drenagem, para conseguir armazenar água para utilizar mais tarde. Em alguns casos, é preciso anexar uma mangueira.
  • Opte por uma mangueira que consiga gotejar de uma maneira muito lenta sobre o solo.
  • Deve sempre saber quando é que o seu quintal necessita realmente de água para sobreviver. Para isso, a sua tarefa será usar uma chave de fenda ou pá pequena para conseguir testar o solo no seu jardim. Se os primeiros dez centímetros encontrarem-se úmidos, não é preciso realizar a rega. Através deste método é possível poupar uma grande quantidade de água.
  • Tente sempre ventilar o seu quintal. Arejar o seu gramado vai ajudar na absorção da água de uma forma muito rápida, e através disto, vai existir uma redução no escoamento, principalmente se o seu solo possuir muito movimento ou se estiver compactado com argila.
  • Tenha atenção à manutenção da piscina. Certifique-se que não há vazamentos em torno de bombas, filtros e tubos. Deve sempre cobrir a piscina para conseguir evitar a perda de água por meios como a evaporação.

Com estas dicas vai conseguir poupar água no jardim.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.