COMO OS ALIMENTOS CERTOS?

COME OS ALIMENTOS CERTOS?

A maior parte das pessoas sabe que comer os alimentos apropriados é vital para ter saúde. A compreensão das exigências do nosso organismo e dos alimentos que as satisfazem permitem-nos fazer as escolhas certas.

Pense no seu corpo como um mecanismo feito de biliões de minúsculas fábricas de produtos químicos ligados por um processo infindável de utilização de energia e realizando funções como a transmissão entre os nervos e a produção de enzimas vitais (substâncias do organismo feitas das proteínas que os alimentos absorvem e que regulam o metabolismo). Um mecanismo tão complicado como o organismo humano tem inevitavelmente de precisar de diferentes variedades e quantidades de elementos para o seu funcionamento. Felizmente, tudo aquilo que uma pessoa medianamente saudável precisa pode ser fornecido por uma dieta alimentar que contenha a dose certa de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, vegetais, minerais e vitaminas. Cada um desses elementos 6 essencial para o seu bem-estar.

AS NECESSIDADES DO CORPO

As proteínas são o principal material de construção para todas as células e são necessárias para o crescimento e substituição das células ou para a sua regeneração. Comendo carne, peixe, ovos, feijões, grão e produtos lácteos, obtemos uma ampla provisão de proteínas.

Os hidratos de carbono são o combustível do corpo. Dão-nos a energia necessária para correr a maratona, assim como nos sustém durante o sono. Mesmo em descanso, o corpo precisa de energia para o crescimento, regeneração e manutenção. Os hidratos de carbono podem ser absorvidos sob uma grande variedade de formas, desde o açúcar ao pão, mas para uma boa saúde, os alimentos contendo hidratos de carbono complexos — como as massas integrais, por exemplo — são os melhores.
Os hidratos de carbono existentes nos açúcares simples ou refinados, como o açúcar branco, ou o açúcar que se encontra nos chocolates, biscoitos e bolos são rapidamente absorvidos pela circulação e, ou são usados rapidamente, ou armazenados como gordura no seu corpo. Os hidratos de carbono complexos e os amidos, pelo contrário, levam tempo a ser absorvidos pelas unidades simples de açúcar que as células do corpo queimam para dar energia. Um fluxo mais lento e mais regular de energia é libertado e entra na sua circulação, pronto para suprir as suas necessidades.

As gorduras ajudam a formar a delicada membrana em volta e no interior das células do nosso corpo, e actuam como transporte para as quatro vitaminas solúveis na gordura: A, D, E e K e outros nutrientes. A gordura armazenada pode ser transformada em açúcar para fornecer mais combustível ao organismo.
As fibras são a parte não digerível dos alimentos. São importantes porque, em combinação com a água que bebemos e com os hidratos de carbono complexos que comemos, fornecem o volume necessário para a rápida eliminação de desperdícios do nosso organismo. As dietas pobres em fibras estão associadas com a obstipação, hemorroidal e outros graves problemas intestinais, incluindo a colite e provavelmente o cancro do cólon. Os cereais, os grãos, o farelo, os frutos e os vegetais são alimentos fornecedores de fibras.
Os triliões de células do nosso corpo precisam de pequenas quantidades de minerais, tais como cobre, zinco, sódio, cálcio e potássio, para realizarem as suas actividades bioquímicas essenciais. Uma alimentação composta por alimentos diversificados é a melhor para a obtenção de uma boa mistura desses minerais. O nosso corpo requer também outras substâncias alimentares especiais chamadas vitaminas. Estas são necessárias apenas em quantidades relativamente pequenas, mas são componentes essenciais de várias funções vitais. As vitaminas vão buscar a energia dos alimentos, ajudam a formar as células sanguíneas e as hormonas e mantêm saudáveis órgãos e sistemas, como o sistema nervoso.
Finalmente a água, que é vital para a vida. Sendo o principal componente dos fluidos corporais, transporta os nutrientes por todo o corpo, lubrifica as articulações e dissolve os alimentos para serem digeridos e absorvidos. A água existe em todos os alimentos que comemos, e no chá, café, leite e sumos de frutos que bebemos, mas além disso devemos beber diariamente muita água.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :