Como manter um peso saudável

Conseguir atingir e manter um peso considerado saudável é importante para a sua saúde em geral e ajuda a prevenir e a controlar diversas doenças e outros problemas.

Estar acima do peso recomendado ou até sofrerrde obesidade, significa que existe maior risco de desenvolver sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, tensão alta, diabetes tipo 2, pedras na vesícula, problemas respiratórios e certos tipos de cancro.

Por todas estas razões é tão importante manter um peso saudável.  Ajuda a reduzir o risco de desenvolver todos estes problemas, a sentir-se melhor consigo próprio e ainda lhe dá mais energia para encarar positivamente todas as tarefas e desafios que a vida lhe oferece.

Confira já de seguida algumas dicas para manter um peso saudável.

 

 

Diversos fatores podem contribuir para uma pessoa estar acima do peso ideal ou sofrer de obesidade. Alguns dos fatores principais são uma vida sedentária, o meio em que está inserido, historial familiar e fatores genéticos, o metabolismo, assim como o seus comportamentos e hábitos.

Alguns dos fatores acima descritos não são simples de alterar, como as predisposições genéticas, mas outros como os comportamentos e hábitos podem resultar em diversas mudanças positivas quando alterados adequadamente. Aqui ficam algumas dicas eficazes:

  • Faça exercício – Uma das formas mais eficazes de manter um peso saudável é através da prática regular de exercício físico. Exercitar-se regularmente vai ajudá-lo a perder peso e a ganhar músculo. Se não tem tempo para se se exercitar no ginásio pode fazê-lo no conforto da sua casa com alguns exercícios simples ou em atividades rotineiras, como levar o seu animal de estimação à rua, fazer uma boa caminhada ou andar de bicicleta. O importante é que deixe de lado um pouco da vida sedentária e se mantenha em movimento. Quanto mais músculo tiver, mais calorias queima, até mesmo quando está parado.
  • Afaste-se do ecrã – Uma das principais razões para o aumento da obesidade, especialmente nas crianças, é a vida sedentária e o tempo que passamos em frente aos ecrãs do computador e da televisão. Limite o tempo que passa em frente a estes aparelhos, em lazer, para apenas 2 horas por dia. Saia com os amigos ou passeie com a família, pois irá fazer mais exercício que sentado na cadeira ou sofá.
  • Não esqueça o pequeno almoço – Tente que a primeira refeição do dia seja completa e equilibrada, de forma a fornecer-lhe mais energia para o resto do dia. Uma excelente opção é começar o dia logo com uma sopa de vegetais. Os nutrientes presentes na sopa vão ajudar com a digestão, enquanto que o líquido presente na sopa vai ajudar a saciar. Por isso, vai sentir-me mais cheio sem ter de ingerir uma grande quantidade de alimento.
  • Atenção à sua dieta – Uma dieta saudável é a principal base para manter também um peso saudável. Tenha cuidado com as porções de alimentos que coloca no prato a cada refeição. Evite comer apenas 3 grandes refeições ao longo do dia. O ideal é que coma pequenas refeições de duas ou de três em três horas. Desta forma vai conseguir acelerar e manter o seu metabolismo sempre em funcionamento, evitando ainda que coma demasiado nas refeições seguintes.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :