Como lutar contra a cárie dentária

O que é a cárie dentária?

A carie dentária consiste numa desmineralização progressiva dos tecidos duros do dente, a partir da superfície da coroa ou da raiz. Alguns germes da flora da cavidade bucal são responsáveis por este processo, criando um meio favorável, denominado placa dentária ou placa bacteriana. Algumas pessoas são mais sensíveis às cáries do que outras. Mas não se sabe porquê. A cárie é a doença oral mais comum. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição dos dentes para se deteriorarem. Esta doença irá desenvolver-se continuamente se não for tratada, e pode significar a perda do dente.

Sinais da cárie dentária

O primeiro sinal da cárie são manchas esbranquiçadas ou castanhas, e se não for tratada, a cárie pode avançar em direcção à dentina, mais profunda e sensível à dor; posteriormente, avança até à região da polpa dentária, causando a inflamação do mesmo (pulpite) e intensa dor; caso não seja efectuado o tratamento adequado poderão surgir abcessos dentários ou condições mais graves como angina de Ludwig ou a trombose do seio cavernoso, que podem levar à morte.

Sintomas da cárie dentária

Vá ao dentista se as gengivas ficarem inchadas ou sangrarem, ou se sentir uma sensibilidade particular aos alimentos quentes ou muito frios. Evite também as escovagens muito enérgicas depois de ter ingerido um alimento ácido, porque qualquer acidez ataca o esmalte. De preferência, bocheche, abundantemente, com água.

O que fazer para a evitar?

Para evitar a cárie dentária deve-se ter uma a boa higiene oral e a boa alimentação, nomeadamente o equilíbrio dos sais minerais, desempenham um papel fundamental na sua prevenção. A redução do consumo dos açúcares simples e a sua supressão entre as refeições e antes de deitar reduz, certamente, o desenvolvimento das cáries. O flúor juntamente com o cálcio e um açúcar, chamado xilitol agem inibindo o desenvolvimento das cáries, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade. A chave para a prevenção da cárie baseia-se em cinco estratégias gerais: uma boa higiene oral, uma dieta equilibrada, aplicação de fluor, as obturações dentárias e uma terapia anti-bacteriana.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.