Como lidar com as preocupações do dia a dia

O estilo de vida atual pode ser bastante avassalador para algumas pessoas. As constantes exigências profissionais e familiares colocam-nos diariamente sob stress e ansiedade, com os quais muitas vezes não sabemos lidar da melhor forma, dando lugar a preocupações frequentes.

Saber como lidar com as preocupações do dia a dia torna-se assim essencial, de forma a não deixarmos que estas nos consumam e prejudiquem a nossa saúde física e mental.

Seguem-se algumas dicas de como lidar com as preocupações do dia a dia de forma simples e eficaz.

 

Lidar com as situações

Podemos definir “preocupações” como sofrimento mental ou agitação que geralmente vem de algo que é ao mesmo tempo temido e esperado. A fonte das preocupações tanto pode ser real como imaginária. Preocupar-se causa stress e ansiedade. Usamos diariamente muita da nossa energia mental, tempo, e até mesmo recursos para controlar ou tentar gerir as nossas preocupações. Mas não importa o que fazemos, estas preocupações conseguem tirar a nossa paz de espírito.

Mas o que é que estas preocupações constantes nos fazem? A preocupação é como uma névoa densa que pode obscurecer a nossa visão e fazer-nos ver as coisas de forma mais lenta e com menos clareza. Cada situação pode até atingir proporções para além do expectável. Quando nos preocupamos com as coisas que aconteceram no passado, deixamos de seguir em frente na vida. Habitualmente temos tendência para nos preocuparmos com a saúde, dinheiro e outras coisas que ainda podem vir a acontecer, uma situação que nos causa ainda mais problemas.

Preocupa-nos as nossas carreiras … contas … pagamentos da casa … propinas … que nossos filhos estão namorando … o mercado de ações … as taxas de juros … a camada de ozono … e outros assuntos.  O descontentamento e preocupação destroem a nossa paz interior e consomem-nos. Ser escravizado por preocupações é como estar dentro de uma panela de pressão. É como viver em um estado de frustração crónica. A nossa insatisfação também amplia as nossas fraquezas.

Outro motivo de preocupação é quando desnecessariamente nos comparamos com os outros, ou quando somos consumidos pela inveja e ganância. A insegurança e falta de confiança faz com que algumas pessoas pensem que a vida dos outros é sempre melhor que a sua que, como diz o velho ditado, “a galinha da minha vizinha é sempre melhor que a minha”.

Mas então, como podemos lidar com as preocupações de forma inteligente?

O primeiro passo para lidar com a preocupação é identificar o preocupa mais. Aceitar que você tem medo é o primeiro passo necessário.

O segundo é assumir perante si mesmo que as preocupações não são necessariamente lógicas ou racionais. É importante começar a acreditar que as suas preocupações podem ser resolvidas.
O terceiro passo é fazer um plano sensato sobre como lidar com essas preocupações. Por exemplo, se os seus filhos muitas vezes chegam a casa tarde da noite, dê-lhes telefones celulares para que você possa sempre manter contato. A pessoa preocupada deve agir e corrigir situações que causam ansiedade.

O quarto e último passo, e talvez o mais importante, é deixar as coisas simplesmente acontecer. Saiba lidar com as preocupações do dia a dia de forma relaxada e sem stress.



1 Comentário to “Como lidar com as preocupações do dia a dia”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :