► Natureza      ► Truques Cozinha      ► Produtos Naturais      ► Receitas Rápidas      ► Viver com Qualidade

Como controlar a ansiedade e o stress

 

Existem certas plantas medicinais, que são aliadas maravilhosas em épocas de stress, mas é importante identificar o motivo causador da ansiedade, em vez de recorrer a ervas sedativas.

Chá de camomila e erva-dos-gatos

A camomila e a erva-dos-gatos são relaxantes e ligeiramente sedativas.
250 ml de água a ferver
I c. chá de camomila seca
I c. chá de erva-dos-gatos seca
Verta a água a ferver sobre as ervas. Tape, deixe em infusão durante dez minutos e coe. Pode adicionar mel. Beba três chávenas por dia.

Chá de valeriana sedativo

A valeriana é um poderoso e seguro sedativo e é útil em casos de stress e ansiedade extremos.
250 ml de água a ferver
I c. chá de raiz de valeriana seca
Para preparar o chá de valeriana, verta a água a ferver sobre a raiz seca e tape para evitar que os óleos essenciais terapêuticos se evaporem. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Beba até três chávenas por dia. Dado o sabor forte, poderá preferir tomar cápsulas ou extracto.Tome uma ou duas cápsulas de 300-500 mg por dia, ou meia ou uma colher de chá de extracto até três vezes por dia. Atenção: A valeriana pode provocar dor de cabeça e espasmos musculares. Não exceda a quantidade recomendada nem tome por períodos prolongados.

5Respire para relaxar

Abrandar conscientemente a respiração até atingir um ritmo padrão envia ao seu corpo e à sua mente a mensagem para relaxar. Sente-se ou deite-se numa posição confortável. Inspire profundamente. Expire através da boca entreaberta. Feche a boca e inspire lentamente através do nariz contando mentalmente até cinco. Expire então completamente através da boca contando até dez. Demore o tempo que precisar até que a expiração demore o dobro do tempo da inspiração. Repita o ciclo durante cinco respirações completas. Pratique este exercício pelo menos duas vezes por dia e sempre que sinta tensão ou ansiedade.

4Banho para aliviar o stress

Os óleos essenciais de alfazema, sândalo e ylang-ylang produzem um banho calmante. Os sais de Epsom são ricos em magnésio, ajudando a aliviar a tensão física e emocional.
Adicione 250 g de sais de Epsom, 5 gotas de óleo essencial de alfazema, 5 gotas de óleo essencial de sândalo e 2 gotas de óleo essencial de ylang-ylang na água da banheira.
Junte os sais de Epsom enquanto enche a banheira com água morna. Adicione os óleos essenciais misturando-os na água imediatamente antes de entrar na banheira. Relaxe profundamente durante pelo menos 20 minutos e torne a experiência ainda mais luxuriante com luz de velas, uma almofada de banho e um roupão quente para se embrulhar depois.

3Reserve tempo para cuidar de si

Reserve um mínimo de duas pausas de 15 minutos por dia para acalmar e concentrar-se. Medite, enfie-se num banho de aromaterapia, ouça música relaxante ou não faça absolutamente nada. Além disso, marque um encontro consigo próprio uma vez por semana para um chá, uma massagem, um passeio com um amigo ou algo com que se sinta bem. Registe estes compromissos na sua agenda, tal como regista outros compromissos.

2Suplementos alimentares

Existem vários suplementos que fortalecem o organismo contra o stress emocional, entre eles as vitaminas do complexo B (tome 50 mg duas vezes por dia), que auxiliam as glândulas supra-renais; o magnésio (tome 500 mg uma vez por dia) e o cálcio (tome 1000 mg uma vez por dia), possuindo ambos um efeito tranquilizante natural.

Alimentos a comer e a evitar para reduzir o stress e controlar a ansiedade

As glândulas supra-renais são parte integrante do sistema endócrino hormonal, desempenhando um papel determinante na regulação das reacções do organismo ao stress. Evite alimentos que sobrecarreguem as glândulas supra-renais, particularmente a cafeína, o açúcar e o álcool. Os nutrientes importantes na saúde das supra-renais são a vitamina C, o ácido pantoténlco (vitamina B5), a vitamina B6, o magnésio e o zinco. A vitamina C encontra-se em muitos frutos e legumes, incluindo o melão cantaloupe, brócolos, pimentos vermelhos, laranjas e morangos. Os alimentos ricos em ácido pantoténlco são: abacate, ovos, galinha, cogumelos, salmão e iogurte. As lentilhas, 0 tempeh, a truta, o atum e as bananas são boas fontes de vitamina B6.0 zinco está presente nas pevides de abóbora e sementes de sésamo, feijão-preto, ostras e mexilhões. As amêndoas, milho, halibute, tofu e ervilhas são ricos em magnésio.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • Chá de valeriana
  • valeriana
  • como aliviar o stress e ansiedade
  • valeriana ansiedade
  • valeriana para ansiedade

Artigos Relacionados:

  • Como controlar a ansiedade
    Todas as pessoas, nalgum momento, passam por fases de preocupação e medo, mas quando a ansiedade é crónica, esta pode...
  • Controlar o stress de forma natural
    O nosso dia-a-dia é repleto de situações que podem potenciar o stress e ansiedade. Até mesmo as mais pequenas coisas...
  • Ansiedade, Stress e Depressão
    Os transtornos da depressão e da ansiedade não são os mesmos, embora à primeira vista pareçam muito semelhantes. A depressão...
  • Os sete alimentos que combatem a ansiedade
    Hoje em dia, é difícil não andarmos constantemente nervosos com algo ou sem paciência para com as pessoas e determinadas...
  • Como evitar a ansiedade
    A ansiedade e o medo são emoções tão corriqueiras que, se procurar no dicionário, vai encontrar uma grande quantidade de...
Se gostou do Artigo:
clique aqui para subscrever a nossa newsletter
clique aqui para enviar por E-mail aos seus Amigos
Escrito por Bem Estar em A Alimentação e a Saúde, Alimentos e Nutrição
4 Comentários

Tags: , , , ,

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, escreva um comentário.

4 pessoas comentaram a mensagem “Como controlar a ansiedade e o stress

  1. Silvanei Braga de Souza diz:

    Gostaria de saber mais sobre ansiedade como lidar com ela, so não gostria de tomar calmantes fortes pois, tenho 31anos pretendo ter mais um filho, e me falaram que se eu ficar tomando muitos calmantes, não vou poder engravidar tão cedo, mas quero me curar logo, pois tenho muitos objetivos, e essa não sei se posso chamar de doença esta me encomodando muito, agradeço se puder me dar umas dicas, atenciosamente Silvanei.

  2. Já vi em alguns artigos sobre ansiedade que o álcool é uma substancia não indicada. Poderiam me explicar o porquê? obrigada

  3. o que devo tomar para combater o enjou diz:

    aguardo resposta

Deixe um Comentário

Algum HTML é permitido.