Como combater a solidão

A solidão é um tema cada vez mais recorrente na sociedade dos nossos dias. Todos nós já experienciámos o sentimento de solidão por mais que uma vez na vida, mas quando este sentimento é muito intenso pode tornar a nossa vida disfuncional.

Numa era inundada por redes sociais e novas tecnologias que cada vez nos levam a isolar-nos cada vez mais, é essencial criar estratégias que nos ajudem a combatê-la e a integrar-nos novamente com o mundo que nos rodeia.

Aqui ficam algumas dicas úteis para conseguir dar os primeiros passos e combater a solidão.

 

 

A solidão não escolhe idade

Com um pouco de pesquisa vai facilmente comprovar que a solidão não é um problema que apenas afeta determinada faixa etária. A solidão não escolhe idades, raças ou estatutos sociais. É sim, um problema que quando não tido em consideração pode tornar-se disfuncional e levar a problemas ainda mais graves como a depressão crónica. Por isso, como podemos tratar deste problema?

As seguintes orientações podem ser úteis para tanto novos como mais velhos:

  • Aceite a responsabilidade pela situação em que se encontra – Faça uma análise crítica dos seus pensamentos e comportamentos. Saber a origem do problema é o passo mais importante para o conseguir combater. Faça uma lista de todas as principais razões que o fazem sentir-se na solidão. Fazer um esforço consistente para resolver as questões subjacentes pode curar a solidão. Portanto, a cura da solidão começa com a aceitação plena da responsabilidade pela sua situação e por encontrar as razões que a levaram até ela.
  • Deixe de lado o negativismo – Uma imagem negativa de nós próprios acaba por, irremediavelmente, abalar também a nossa confiança e restantes comportamentos. É importante que se desligue de um comportamento demasiado crítico e que comece a perceber que tem qualidades e talentos que devem ser valorizados. Torne-se mais positivo e tente acabar com uma imagem de vítima, muitas vezes criada por si próprio. Quando conseguir fazer valer as suas próprias escolhas, você diminuirá a distância que tem de si próprio. E, quanto menor essa distância, menos solidão irá sentir.
  • Invista nas suas relações sociais – Empenhe-se mais em criar relações sólidas com os seus familiares e amigos. Se tem conhecidos que sempre quis conhecer um pouco melhor, agora talvez seja a altura para dar esse passo. Convide os seus amigos para sair, organize jantares e eventos sociais. Entre para grupos com os quais se identifique. Pode ser um grupo de leitura, de jogos de cartas ou até de desporto. Entrar num grupo imediatamente conduz a uma integração num conjunto de pessoas que partilham interesses comuns. Enfrente os seus receios e “saia da casca”.
  • Viva no presente, com um pé no futuro – Independentemente do que se possa ter passado, a sua vida e a sua história tem uma continuidade. Deixa de se martirizar pelo que já se passou e assuma uma nova postura. Você já reconheceu os seus erros, aprendeu as lições e agora tem forças para dizer NÃO quando for preciso.

Com estas orientações vai começar a dar os primeiros passos para conseguir combater a solidão, sentir-se mais feliz consigo próprio e adotar uma postura de maior confiança.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :