Como combater a Febre

A febre ou também chamada de  pirexia, é uma reacção orgânica de múltiplas aplicações contra um mal comum. A febre define-se como sendo uma elevação da temperatura corporal acima dos valores considerados normais. A temperatura dos seres humanos varia de pessoa para pessoa, de acordo com a idade, e a actividade física e ao longo do dia. Os valores  normais da temperatura de um ser humano encontram-se entre os 36 e os 37ºC de manhã. Desta forma, considera-se que uma pessoas está com febre quando existe um aumento da temperatura acima dos 38ºC.

Factores que desencadeiam febre:

A febre surge em resposta a infecções (por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes) ou perante a exposição a causas não infecciosas (intoxicações, inflamações, traumatismos, doenças neoplásicas, medicamentos ou
desidratação).

Medicamentos para baixar a febre

Os medicamentos mais utilizados para combater a febre são o Paracetamol, o Ácido Acetilsalicílico, o Salicilato de Lisina.

Tratamento natural

A febre também pode ser tratada com algumas plantas medicinais. As plantas  como a camomila, o Sabugueiro e a Bonina ajudam a baixar a febre. No entanto de os sintomas persistirem o melhor será procurar um médico.

Camomilainfusão de flores
Sabugueiroinfusão de flores
Bonina – infusão de flores ou folhas

Medidas para aliviar os sintomas

Agasalhos

Na subida da temperatura, normalmente a pessoa sente arrepios e tem as extremidades frias. Neste caso  deve-se tentar aquecer-se (roupa ou cobertor). Quando a temperatura desce, deve-se facilitar a libertação de calor, retirando os agasalhos e a roupa.

Banhos

O banho deve ser dado à temperatura normal (37ºC) e tem por objectivo facilitar uma redução mais rápida da temperatura corporal. Deve-se deixar a água resfriar lentamente, não devendo exceder uma duração de 10 minutos. A água fria não está indicada porque pode causar arrepios e tremores que, além do desconforto, aumentam a temperatura.

Como prevenir a desidratação

A febre condiciona perdas aumentadas de água, nomeadamente através da transpiração e da diminuição do apetite, podendo provocar desidratação. Para contrariar esta tendência deve-se beber muitos líquidos como água, chá, leite ou sumos naturais.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :