Dicas que funcionam! Como acelerar o metabolismo basal

O sucesso do plano de dieta e treino para quem quer perder peso, não depende exclusivamente da quantidade de calorias consumidas, há um fator essencial relacionado a esse conjunto – o metabolismo.

O metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo a energia suficiente que ele necessita para manter suas atividades em pleno funcionamento.

Há pessoas que comem, comem e não engordam, não é verdade? Isso está relacionado a velocidade do metabolismo de cada indivíduo. Essas pessoas provavelmente tem um metabolismo acelerado.

O seu metabolismo é lento, e o seu plano é emagrecer ou só perder aquela gordurinha indesejada? Nós preparamos algumas dicas que podem ajudar a acelerar o metabolismo basal.

 

 

Escolha bem o que vai mastigar

Apesar de parecer loucura, a mastigação de frutas, vegetais e grãos integrais no geral, fazem com que sua boca trabalhe mais, além do facto de que os alimentos ricos em fibras exigem mais energia para serem digeridos. Estes dois fatores combinados aumentam em até 10% a queima calórica. Então a dica é escolher estes alimentos no estado cru, uma vez que estimulará o seu metabolismo mais preguiçoso.

 

Proteínas magras na dieta

As proteínas, tal como as frutas, vegetais e grãos integrais, também exigem mais energia para serem digeridas e, além disso, trazem a sensação de saciedade. Garanta estes nutrientes em cada uma das 6 refeições diárias, sem pular nenhuma, e até mesmo na “boquinha” antes de se deitar, inclua alimentos com proteínas.

 

Aposte na flexão

Antes de cada refeição ou lanche, vá até ao chão e faça de 20 a 50 flexões de braços (respeitando os seus limites e a sua capacidade física). Explosões curtas de exercícios podem levar o seu corpo a uma queima maior de calorias durante o dia, e antes das refeições ajuda a ir já queimando as calorias que você está ingerindo.

 

Beba chá verde

O chá verde contém catequinas (substância também encontrada no chocolate amargo), um antioxidante que aumenta a queima de calorias e a velocidade do seu metabolismo em até 4% enquanto o seu corpo está em repouso. Se não gosta do sabor do chá consuma então água. Fazendo isso ao longo do dia, você evita a desidratação do seu corpo, o que pode desacelerar o seu metabolismo.

 

Dê uma pausa

O estresse não só nos leva a ingestão maior de calorias, a lanchinhos mais rápidos, como também pode deixar o metabolismo mais lento. Por isso, é essencial fazer pequenos intervalos durante os dias agitados. Se o seu trabalho é na posição sentada, lembre-se que ficar sentado por uma hora ou mais pode reduzir as enzimas da queima de gordura em até 90%. Por isso, varie, levante, dance a sua música favorita, faça uma caminhada, dê uma pausa no seu trabalho e se exercite, nem que seja apenas uma caminhada pelo escritório. Isso já irá ajudar a ativar o seu metabolismo mantendo a sua velocidade constante.



1 Comentário to “Dicas que funcionam! Como acelerar o metabolismo basal”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.