Como acabar com o mau hálito

O mau hálito (ou halitose) não é uma doença, mas é um problema que poder causar situações desagradáveis e baixa auto-estima.

Pode ser decorrente de, entre outras causas,  má higienização oral, que permite a acumulação e deterioração de restos de alimentos e os dentes, sobre as gengivas, língua e até próteses. E, ao contrário do que se pensa, não é um problema associado a problemas do estômago.

Para o seu tratamento é fundamental  que seja, em primeiro lugar, identificada a causa que provoca o mau hálito. Uma vez esta seja identificada, então já é possível optar pelo tratamento mais eficaz.

Principais causas para o mau hálito

A halitose pode ter várias causas, mas destacamos as seguintes como as mais frequentes:

  • Má higiene oral– Grande parte dos casos de halitose têm origem na própria boca. São causados pela ação da flora bacteriana natural da nossa orofaringe sobre os alimentos que ingerimos. Duas zonas da boca são as mais problemáticas: os dentes e a parte posterior da língua. Por isso, é fundamental ter os devidos cuidados de higiene, de modo a minimizar este problema. Ou seja, quanto melhor for a sua higiene bucal, menos bactérias vão existir, menos restos de alimentos vão permanecer na boca e menos intenso será o hálito. Aconselhamos  que escove os dentes três vezes ao dia, use fio dental e visite o seu dentista a cada seis meses.
  • Fumar – Se sofre com mau hálito, então fumar pode estar a contribuir para esta situação. O que lhe aconselhamos é que deixe de lado o tabaco. Consulte o seu médico ou dentista e peça o apoio e indicações para levar a cabo essa luta contra o tabaco.
  • Infeções e inflamações – Quando não se encontra uma explicação, o mau hálito pode ser sintoma de outros problemas de saúde. Se sofre de mau hálito crónico e se o seu dentista excluir qualquer problema oral, consulte o seu médico de família. Em alguns casos, o mau hálito pode ser resultado de doenças e infeções a nível respiratório, diabetes ou problemas hepáticos ou renais. Torna-se fundamental que, em conjunto com o seu médico, faça os exames necessários para diagnosticar o problema.
  • Má alimentação – O mau hálito pode também ser causado por uma alimentação pouco equilibrada. Alguns alimentos, como é o caso do alho e a cebola, contribuem para o problema. Contudo, estes alimentos apenas provocam um mau hálito temporário, facilmente eliminado com uma boa escovagem dos dentes. Também alimentos com muito açúcar e gorduras podem contribuir para problemas de dentes, que acabam por causar mau hálito.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.