Causas da gaguez

A gaguez é um problema de expressão verbal que afecta um grande número de pessoas, mas pode surgir por diferentes causas.

Quando surge na infância pode estar associado a uma doença, uma morte ou alguma experiencia que tenha deixado marcas traumatizantes na criança, nomeadamente maus tratos na infância ou situações de renúncia. Quando alguma destas situações ocorre no período inicial do desenvolvimento da linguagem, haverá consequências a este nível, nomeadamente a gaguez, que afectará a expressão verbal.

A gaguez é uma anomalia que pode ser revertida, sendo o primeiro passo dar atenção à criança, ouvindo-a com interesse e mantendo sempre a calma, e estimulando a expressão verbal e com o tempo esta recuperará a fluência. Esta recuperação não acontece em todas situações, sendo que por vezes é necessária a intervenção de um terapeuta da fala. Há casos em que determinadas actividades como cantar ou representar no teatro, ajudam no alívio da ansiedade e nervosismo, e como tal há pessoas que normalmente são gagas, mas quando participam neste tipo de actividades expressam-se de forma normal.

Além das causas da gaguez a nível psicossocial, também existem causas da gaguez de nível fisiológico: diminuição da velocidade entre o estimulo e a resposta a nível cerebral, em que há um dificuldade em compreender os sons percebidos, ou quando há malformações a nível bucal, relacionado com o palato, lábios ou língua. Nestes casos o acompanhamento médico é fundamental, que direccionará a criança para as técnicas mais adequadas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.