Calor Excessivo-Exaustão

Exaustão pelo calor

Permanecer muito tempo em situações de calor excessivo como ao sol de verão ou noutras situações como trabalhar em locais com elevadas temperaturas (como os forneiros, etc.) pode levar a uma vítima de exaustão pelo calor e precisar de cuidados de imediato. A permanência ao calor intenso leva à perda de bastante água provocada pela transpiração e perda de sais minerais. Os sintomas mais frequentes nas vítimas causados pela exaustação pelas elevadas temperaturas são dolorosas contrações do tecido muscular (cãibra ou breca), cefaleias (dores nas cabeça) , tonturas e vontade de vomitar; aceleração na repiração, e alterações no batimento do coração (pulsações mais rápidas e fracas); a vítima fica pálida, fria, cansada e enfraquecida. Pode levar ao colapso (perder todas as forças) se não for imediatamente assistida.

Cuidados a ter com as vítimas de exaustação pelo calor:

– transporte e vítima para um local fresco à sombra e retire as as roupas mais grosseiras,

– confirme a temperatura corporal (se há presença de febre – temperatura superior a 37º C),

– faça com que a vítima beba água um pouco salgada de 10 em 10 minutos para lhe aliviar as cãibras (meio litro de água com uma colher de chá de sal),

– procure de imediato ajuda médica principalmente se a vítima perder os sentidos, colocando-a na POSIÇÃO LATERAL DE SEGURANÇA.



1 Comentário to “Calor Excessivo-Exaustão”
  1. Juan Felipe

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :