Boas ideias para uma vida mais ecológica

Viver uma vida mais ecológica e com preocupações perante o meio ambiente em que vivemos está ao alcance de qualquer um.

Para ter atitudes mais ecológicas não precisa de mudar drasticamente os seus hábitos de vida, bastando apenas algumas pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença no seu dia-a-dia.

Inspire-se nas nossas sugestões para uma vida mais ecológica!

 

 

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável é fundamental para a uma vida plena e ativa. Se optar por alimentos biológicos, não só está a ter cuidado com a sua alimentação, como também com o planeta. Contudo, sabemos que nem sempre é tarefa fácil encher a dispensa com este tipo de produtos biológicos. O que lhe aconselhamos é que tente pelo menos dar prioridade a carnes, ovos, vegetais e lacticínios. Hoje em dia, já encontra facilmente produtos biológicos à venda nas grandes superfícies comerciais, tendo assim a possibilidade de maior oferta para uma alimentação mais saudável.

Sempre que possível opte também por adquirir produtos aos produtores locais, como fruta e legumes. Este tipo de alimentos não só são mais frescos, como a sua distribuição envolve a necessidade de menos poluição, para além de estar a ajudar a desenvolver a região e comunidade.

Atividades

Reduza nos passeios de carro e nas compras e diversão nos grandes centros de consumo, frequentemente também muito poluentes. Em alternativa, dê preferência a atividades no meio da natureza, como longas caminhadas no parque da cidade, passeios de bicicleta ou pedestres à beira-rio ou outras atividades de aventura.

Estas atividades no meio da natureza são muito saudáveis e ecológicas, recarregam as suas baterias e ajudam a relaxar e viver a vida em plena harmonia com o que o rodeia, sendo por isso também benéficas para a sua saúde mental e não apenas física.

Reciclar

Se ainda não é adepto da reciclagem, então agora é uma excelente altura para se iniciar neste maravilhoso mundo. Faça a escolha do lixo em casa e separe o papel, vidro e cartão para os respectivos contentores, pois o nosso planeta agradece.

Se já tem por hábito reciclar, então não se esqueça de o fazer também com outro tipo de materiais menos comuns, como é o caso das pilhas, aparelhos eléctricos e baterias. Hoje em dia, encontra nas grandes superfícies comerciais contentores próprios para este tipo de materiais, como os “pilhões” e o “electrão”. Também alguns Ecopontos já começam a ter disponível o “oleão”, onde pode depositar óleos usados.

A reciclagem pode também ser feita ao transformar materiais usados em objetos renovados e com utilidade, em vez de simplesmente os depositar no lixo.

De pequenino

As nossas crianças é que vão herdar o nosso planeta, por isso, faz todo o sentido que lhes comecemos a ensinar desde novos como o devem tratar.

Explique ao seu filho a importância de olhar pelo meio ambiente e de reciclar, por exemplo. Torne este tipo de aprendizagem em algo divertido, mas com uma grande componente pedagógica. Nos tempos livre, visitem parques naturais e ecológicos e tente explicar-lhes sobre a biodiversidade e conservação das espécies.

Estas são apenas algumas mudanças que poderá fazer para levar uma vida mais ecológica e amiga do ambiente. Acima de tudo, tente adotar algumas pequenas mudanças na sua vida, mas que vão fazer grande diferença na longevidade e saúde do nosso planeta.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.