Alimentos brancos

Os alimentos brancos são na sua maioria boas fontes de cálcio e de potássio, minerais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, pois são eles que vêm contribuir para a formação e manutenção dos ossos.

Também ajudam na regulação dos batimentos cardíacos, bem como na diminuição do risco de cancro, além de também serem fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Benefícios dos alimentos brancos

Nos alimentos brancos, sejam frutas ou vegetais, a sua cor deriva de fitoquímicos chamados de antoxantina.

Os alimentos brancos também contêm alicina, que vem ajudar a baixar o colesterol e a pressão arterial, além de reduzir o risco de cancro no estômago, bem como de doenças cardíacas.

Outras razões para consumir alimentos brancos é que alguns deles, como bananas e batatas, também são uma boa fonte de potássio, que é importante para um funcionamento saudável do coração e rins, bem como de outros órgãos vitais. No campo da Medicina Chinesa, os alimentos brancos estão associados ao pulmão.

 

 

Exemplos de alimentos brancos

  • Banana ou a couve-flor.
  • A couve-flor tem propriedades anti-alérgicas que contribuem para aliviar problemas relacionados com asma e alergias cutâneas.
  •  O alho, por seu lado, atua como um antibiótico que estimula a produção de glóbulos brancos que atacam parasitas.
  • O gengibre ou os cogumelos fornecem proteínas que ajudam a tornar o sangue menos espesso e a regular os níveis de colesterol.
  • Por seu lado, as cebolas contêm anti-oxidantes que contrariam a formação de células cancerígenas, vindo ajudar na diminuição do nível de colesterol, fluidificando o sangue e evitando a formação de coágulos.
  • As batatas têm efeitos benéficos sobre o fígado, estômago e músculos, fornecendo-lhes energia, isto já para não falar noutros alimentos como os nabos, leite, queijo ou arroz.

Os alimentos brancos são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são deveras importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem para a formação bem como manutenção dos ossos, além de promoverem a já referida regulação dos batimentos cardíacos. Também são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Estudos

Foi feito um estudo pela Universidade de Wageningen, na Holanda, no qual se avaliou os nutrientes encontrados nos alimentos brancos. A conclusão foi que eles trazem  variados benefícios à saúde do coração.

De facto, de acordo com a pesquisa, os alimentos brancos têm propriedades capazes de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e mesmo de evitar um acidente vascular cerebral, o temido AVC. E tudo isto se deve à presença de substâncias como a flavina, que vem favorecer a renovação celular e ajudar a controlar os níveis de glicose e triglicéridos na corrente sanguínea.

Além do tudo acima já referido, vale a pena lembrar que os alimentos brancos também são ricos em cálcio, um nutriente que é capaz de baixar a pressão arterial. De facto, há estudos que demonstram que a pressão alta alavanca a incidência de derrames e doenças cardíacas.



2 Comentários to “Alimentos brancos”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :