Alimentação saudável: erros a evitar

Gostaria de começar este novo ano com o pé direito? Então, porque não apostar numa alimentação mais saudável?

Com apenas algumas mudanças nas suas rotinas alimentares pode melhorar, substancialmente, a sua qualidade de vida, níveis de energia e felicidade.

Sabemos que, hoje em dia, nem sempre se dispõe de tempo ou motivação para conseguir fazer uma alimentação saudável, mas se tiver algumas estratégias eficazes e conseguir evitar alguns erros comuns, garantimos que terá bons resultados.

De seguida, vamos mostrar-lhe alguns erros a evitar para uma alimentação mais saudável.

Confira-os!

 

 

Consumo exagerado de sódio

A dose diária recomendada de sódio é de 2.300 mg. Mas, se tem mais de 50 anos de idade, pressão alta, diabetes ou doença renal, a ingestão de sódio não deve ir acima de 1.500 mg por dia. Infelizmente, grande parte de nós acaba por exagerar e consome sódio em excesso.

A solução para este problema é simples. Inclua na sua alimentação maior quantidade de alimentos frescos e evite comprar comidas pré-cozinhadas. Se preparar as suas próprias refeições em casa, vai conseguir controlar melhor os níveis de sal que estas contêm. Não se esqueça também de verificar a quantidade de sódio presente nos condimentos.

Consumo exagerado de açúcar

Como acontece com o sódio, também, por norma, o açúcar é consumido em excesso. O problema é que muitas vezes não nos apercebemos que determinados alimentos contêm muito açúcar. Por isso, verifique sempre o rótulo ou tenha noção dos níveis de açúcar que determinado alimento contém. Exemplos de outras substâncias classificadas como açúcares: Sacarose, Manitol, Glicose, Mel, Lactose, Frutose, Sorbitol, Xarope de Milho, entre outros.

Falta de fibra

A fibra retarda a velocidade a que o seu corpo digere os alimentos. Por isso, consuma mais fibra e os seus níveis de energia mantém-se estáveis e vai-se sentir saciado durante mais tempo, o que ajuda a controlar o peso e a evitar comer em excesso. Comece o dia com um bom pequeno-almoço rico em fibra. Introduza na sua alimentação maior consumo de vegetais, frutas (com casca) e cereais integrais.

Petiscar sem controlo

Estamos habituados a controlar as calorias e nutrientes que ingerimos nas grandes refeições diárias, mas e as que consome entre refeições? Tenta controlar também? Aquela fatia de pão com manteiga que lhe apeteceu no outro dia, o bolo com creme a que não resistiu na pastelaria enquanto tomava o seu café…tudo precisa de ser tido em conta.  Este petiscar descuidado vai somando e pode sabotar uma dieta bem planeada. Se realmente quer fazer uma alimentação mais saudável, então não se esqueça de controlar as suas “dentadinhas” fora das refeições estipuladas.



1 Comentário to “Alimentação saudável: erros a evitar”
  1. MILTOM AMORIM

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :