A vacina BCG está indicada?

A sigla BCG provém dos nomes dos cientistas que isolaram o bacilo Mycobacteriunt bovis, a qual foi dado o nome Bacilo de Calmette e Guérin (BCG). Este bacilo é semelhante ao bacilo de Koch, mas com a capacidade de proteger, ao mesmo tempo que pode provocar uma infecção ligeira.

A vacina BCG é para prevenir a tuberculose, apesar de esta nunca ter sido mundialmente aceite. Esta produz alguma prevenção para a criança, no entanto esta não é o suficiente para diminuir a incidência da tuberculose na sociedade. A vacina BCG é dada ao bebé nos primeiros dias de vida, segundo o Plano Nacional da Vacinação, sendo que na maioria dos recém-nascidos, aproximadamente 100%, são administradas as vacinas.

A estrutura do genoma de Koch, da tuberculose, foi conhecida em 1998, e desde que se conhece, assim como ao genoma do BCG e da bactéria de origem não atenuada, apurou-se que o processo de atenuação sofreu algumas transformações, muitas delas sem proveito. Por isso as técnicas de Biologia Molecular têm sido utilizadas para investigar uma nova vacina mais eficaz para a diminuição da incidência da tuberculose, uma vez que a utilização universalizada da vacina BCG pode não ser totalmente benéfico.

Para saber se a pessoa esta ou não imunizada contra a tuberculose, é feita o teste de Mantoux, que consiste numa inoculação cutânea que provoca uma reacção no utente caso este esteja infectado com tuberculose, chamada de reacção de Mantoux, a qual leva a concluir que a pessoa é possuidora de tuberculose oculta. O teste de Mantoux pode ser feito aos membros de uma população onde haja uma elevada incidência da tuberculose, para analisar a evolução ou transmissão da doença na sociedade. O número aproximado de doentes tuberculosos é mais ou menos 2.000.000, isto porque não se consegue ter um valor autêntico do número real de portadores da tuberculose, uma vez que a utilização ampliada da vacina BCG não permite um rigoroso conhecimento do número de pessoas portadoras de tuberculose.



2 Comentários to “A vacina BCG está indicada?”
  1. iraci

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :