A obesidade infantil

A obesidade infantil é uma doença que atinge cada vez mais as crianças, especialmente as que vivem nos países desenvolvidos do ocidente, como os estados Unidos da América e o reino unido. Este tipo de obesidade é associado aos maus hábitos alimentares e reduzido exercício físico. Os factores hereditários, as doenças, e o comportamento psicológico de cada um também pode podem desencadear este tipo de doença.  Estas crianças têm mais probabilidades de se tornar adultos com diabetes tipo 2.

No caso de Portugal, cerca de 32 % das crianças com a idade entre 7 e 9 anos, possuem peso a mais e dentro desta percentagem cerca de 12 % são obesas. A obesidade infantil  ocorre mais nos meios urbanos em detrimento dos meios rurais. Estudos indicam que futuramente existirão mais adultos que irão sofrer de doenças cardiovasculares cada vez mais cedo.

Apesar de esta informação ser cada vez mais divulgada, ainda existe pouca sensibilização por parte das pessoas. Os pais devem estar em alerta para este facto e procurar ajuda para resolver o problema.

A importância da alimentação

A maior parte das crianças come demasiado e mal. A sua alimentação é pobre em fibras (vegetais e frutas),  rica em açúcar ( bolos, refrigerantes e doces) e gorduras saturadas (batatas fritas de pacote) e sal. Além desta má alimentação junta-se o sedentarismo e pouco ou nenhum exercício físico. O reduzido exercício físico pode ser associado à diminuição de espaços livres apropriados para praticar actividades ao ar livre, ao aumento da insegurança, o que faz com que muitas crianças fiquem em casa e se habituem a actividades lúdicas mais sedentárias como os jogos de computador e a televisão.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.