A importância dos aminoacidos

Aminoácidos

Os aminoacidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio. Todas as células do nosso corpo precisam de aminoácidos. Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas, que devem estar em perfeito estado de funcionamento para o aproveitamento da alimentação seja feita ao nível máximo. Os aminoácidos também influenciam o humor, a concentração, a agressividade, a atenção e o sono.

Como se formam?

Ao comermos o nosso sistema digestivo transforma as proteínas dos alimentos em vários aminoácidos. Estes depois são recombinados de modo a criar os tipos de proteínas que o nosso corpo precisa.

Aminoácidos não-essenciais

São aqueles os quais o corpo humano pode sintetizar. São eles : a alanina, a arginina, a asparagina, o ácido aspártico, a cisteína, o ácido glutâmico, a glutamina, a glicina, a prolina, a taurina e a tirosina.

Os aminoácidos essenciais

São aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano, e por isso devem ser adquiridos através dos alimentos. São eles: a histidina, a isoleucina, a leucina, a lisina, a metionina, a fenilalanina, a treonina, o triptofano e a valina.

A importância dos aminoácidos

Os aminoácidos são importantes para fazer a manutenção e reparação dos músculos, tendões, pele, ligamentos, glândulas, unhas e cabelo. Ajudam na produção das hormonas (como a insulina), dos neurotransmissores (substâncias químicas que transportam as mensagens no cérebro), de vários fluidos do corpo e dos enzimas que desencadeiam as funções orgânicas.

Falta de aminoácidos

Embora a causa principal de uma deficiência em aminoácidos seja uma alimentação errada (particularmente uma dieta pobre em proteínas), os aminoácidos podem também ser afectados por infecções, traumas, stress, medicação, idade e desequilíbrios químicos do organismo.

Como diagnosticar

Fazendo uma análise de sangue para determinar se sofre de deficiência de aminoácidos. Os suplementos de aminoácidos podem compensar essa deficiência, e podem igualmente tomar-se como terapêutica para aliviar muitos outros problemas de saúde.

Como  tomar?

Os suplementos de aminoácidos são mais eficazes quando não têm de competir com os aminoácidos presentes em alimentos ricos em proteínas. Por isso, tome os suplementos, pelo menos, hora e meia antes ou depois das refeições — as melhores alturas são ao levantar ou ao deitar. Não devem ser tomados por mais de três meses, excepto sob a orientação de um médico. Tome os suplementos contendo vários aminoácidos com o estômago vazio e a horas diferentes das do suplemento individual.

Como as pessoas estão a chegar aqui:

 
  • importância dos aminoácidos
  • qual a importancia dos aminoácidos
  • a importancia dos aminoacidos
  • importancia biologica dos aminoacidos
  • falta de aminoácidos


4 Comentários to “A importância dos aminoacidos
  1. jaqueline
  2. yolanda
  3. Kelvin Matheus Ribeiro

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *