A Diabetes

O que é a Diabetes?

A chamada diabetes é um transtorno do metabolismo da glicose, que aparece com bastante frequência nos países ocidentais. Na verdade este termo inclui duas doenças cuja característica comum é a de apresentar um nível elevado de açucar no sangue (hiperglicemia):

Diabetes do tipo I ou diabetes juvenil ou insulinodependente: devido a uma infecção vírica, a uma toxina ou a uma reacção auto-imune, ajudado pelo factor hereditário, destroem-se as células produtoras de insulina no pâncreas. Estes diabéticos normalmente são magros e precisam de que lhes seja administrada insulina desde a infância.

– Diabetes do tipo II ou diabetes do adulto ou não insulinodependente: as suas causas são desconhecidas embora que uma alimentação rica em produtos doces e refinados, e pobre em fibras. O problema neste tipo II de diabetes não é a falta de insulina, mas o seu excesso ou a sua secreção inadequada. Sendo que esse excesso de insulina torna-se ineficaz para metabolizar a glicose, pois as células não são sensíveis a ela. Os diabéticos deste tipo costumam ser obesos e apresentar dificuldades no metabolismo das gorduras, com excesso de colesterol e de triglicerídeos, visto que a insulina favorece a síntese e a acumulação de gordura. Raramente precisa de ser tratada com insulina. Na maioria dos casos, o tratamento responde bem a uma dieta antidiabética adequada.

Há complicações na diabetes quando o organismo não produz insulina em quantidade suficiente (diabéticos do tipo I) ou quando esta é ineficaz (diabéticos do tipo II), o nível de glicose no sangue é elevado, o que reverte a diversas complicações a médio longo prazo. A obesidade, a arteriosclerose, as doenças cardíacas, a hipertensão, insuficiência renal e as alterações da retina com perda de visão, são as complicações mais frequentes da diabetes. Deve evitar de engordar visto que a obesidade cria resistência à insulina devido à presença de ácidos gordos livres em grande quantidade e pela acção da insulina na síntese e acumulação de gordura. Para isso é preciso seguir um tratamento dietético adequado, com um controlo frequente do nível de glicose no sangue (se o nível de triglicerídeos for superiores a 150 ml/ dl e em jejum o nível da glicose for igual ou superior a 100 ml/dl então deve dirigir-se ao seu médico). As pessoas diabéticas devem ser muito constantes e cuidadosas na sua alimentação durante o resto da vida. Aconcelhe-se com o seu médico sobre possíveis alterações que ponha em dúvida, por exemplo o aumento da tensão arterial para valores de máxima e de mínima iguais ou superiores 130 mm Hg e 85 mm Hg, ou alteração dos valores do colesterol HDL (abaixo de 40 mg/dl no Homem e abaixo de 50 mg/dl na Mulher).



1 Comentário to “A Diabetes”
  1. arlete

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :