5 dicas para ganhar mais confiança em si próprio

Quer sentir-se mais confiante acerca de si próprio e das suas capacidades, mas sente-se com pouca auto-estima para começar? Todos nós precisamos de maior confiança em determinadas áreas da nossa vida, quer seja no campo profissional, pessoal, nos nossos relacionamentos ou até para conhecer novas pessoas.

A auto-estima é muito importante em praticamente todos os aspectos da nossa vida. Contudo, muitas pessoas empreendem grandes esforços para conseguir encontrar a sua. Infelizmente, isto pode tornar-se num círculo vicioso, pois com fraca auto-estima acabam por sentir que nunca terão sucesso nas suas vidas.

Pessoas confiantes inspiram confiança nos outros: no seu público, nos seus colegas, nos seus patrões, nos seus clientes e nos seus amigos. Ganhar a confiança dos outros é uma das principais formas para que uma pessoa muito confiante alcance sucesso na sua vida.

Por todas estas razões torna-se fundamental desenvolver estratégias que lhe permitam ganhar mais confiança em si próprio. Seguem-se algumas dicas valiosas e muito eficazes.

 

 

Reconheça as suas inseguranças

Para conseguir tornar-se mais confiante é fundamental que saiba quais os pontos que o deixam mais inseguro. Desta forma vai saber onde realmente empreender os seus esforços, de forma a alterar determinados comportamentos que apenas o prejudicam. As suas inseguranças podem ser físicas ou até psicológicas, mas o que quer que lhe esteja a fazer sentir-se inferior é preciso que seja claramente identificado. Faça uma lista e trace objetivos a alcançar, pois vai ajudá-lo a ganhar um novo rumo na sua vida.

Identifique os seus talentos

Todos nós somos bons em alguma coisa, por isso preocupe-se em identificar as áreas em que se destaca dos restantes pela positiva. Dê-se permissão para se orgulhar dos seus feitos! Sentir-se inferior perante os outros apenas lhe vai dar baixa auto-estima, por isso, combata-a a reconhecer aquilo em que é bom.

Aprenda com os seus erros

Lembre-se, ninguém é perfeito. Até a pessoa mais confiante tem as suas inseguranças e também comete erros. Em determinada etapa da nossa vida podemos sentir que nos falta algo, mas é preciso ganharmos consciência que a vida é feita de pequenos ou grandes desafios e que não é um processo linear. O importante é que aprenda com os seus próprios erros e tire lições destes, de modo a melhorar a sua forma de agir os seus comportamentos perante os outros.

Aceite novos desafios

Aprender uma nova actividade de lazer, como música ou uma língua estrangeira, irá alargar os seus horizontes e dar-lhe a sensação de se sentir vivo. Sempre que passamos tempo a exercitar a mente e a aprender algo novo, aumenta também a nossa confiança.

Exprima-se através da arte, da música, da escrita, mas sinta-se acima de tudo útil e activo na sociedade. Encontrar interesses e hobbies que o tornem feliz vai também permitir-lhe inserir-se em comunidades com interesses comuns, aumentando a suas hipóteses de encontrar pessoas mais compatíveis consigo.

Mantenha-se positivo

Evite sentir-se inferior, sentir pena de si próprio e, acima de tudo, não deixe ninguém rebaixá-lo. Se não tiver uma atitude positiva e não mostrar que tem confiança nas suas capacidades e em si próprio, os outros também vão acabar por sentir o mesmo e deixar de encara-lo como uma pessoa em quem podem confiar e acreditar. Não tenha medo de projectar as suas forças e qualidades perante os outros. Ao fazê-lo vai estar a reforçar essas ideias na sua mente e a estimular o seu crescimento numa direcção mais positiva.

Seguindo estas dicas simples vai conseguir ganhar confiança e enfrentar a sua vida com outros olhos!



1 Comentário to “5 dicas para ganhar mais confiança em si próprio”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :