4 Benefícios de manter uma atividade física regular

A atividade física regular pode fazer maravilhas pela sua saúde e bem-estar. Uma simples caminhada de 30 minuto todos os dias pode ser mais benéfica a longo prazo, do que todos os esforços de médicos e medicamentos que possa tomar.

Não só o exercício físico melhora significativamente a sua saúde, mesmo se já foi diagnosticado com alguma doença, como também ajuda a prevenir algumas situações que podem colocar em risco a sua vida, tais como doenças cardíacas, diabetes ou até mesmo cancro.

E melhor de tudo, o exercício também melhora a sua aparência – fica mais jovem, em forma e definido. Precisa de mais argumentos para ficar convencido dos benefícios do exercício físico?

Aqui ficam mais alguns!

1 – É bom para o seu coração

O exercício reduz o colesterol mau, o tipo que entope artérias. Também reduz a pressão arterial, aliviando o stress no seu coração; melhora a sua sensibilidade à insulina; melhora a função do músculo cardíaco; e do fluxo sanguíneo e diminui as chances de desenvolver coágulos sanguíneos. Estes resultados foram corroborados por uma série de estudos ao longo dos anos.

2 – O exercício ajuda a perder peso

Pesquisas têm vindo a demonstrar que para perder e manter o peso deve fazer exercício, pelo menos, 30 minutos por dia. Também pode optar por fazer 1 hora de exercício mais intenso dia sim dia não, se não dispõe de horário para fazer diariamente. O importante é que seja consistente e regular. Cumpra com o plano de exercícios adequado e vai ver que irá conseguir resultados em pouco tempo.

3 – O exercício ajuda a prevenir a osteoporose

Exercício, juntamente com a toma de cálcio, ajuda a que tenha ossos mais fortes. Atividades físicas como correr, caminhadas e levantamento de pesos ajudam a diminuir a probabilidade de vir a ter osteoporose conforme vai envelhecendo.

O ideal é que inicie a prática desportiva bem cedo, desde criança, para que vá ganhando o hábito. Até uma simples caminhada pelo bairo vai fazer toda a diferença.

4 – O exercício reduz a pressão arterial elevada

Exercício é bom para a pressão arterial – não importa a sua idade, peso, raça ou género. E realmente não importa se você começa o exercício com uma caminhada, uma corrida rápida ou algumas voltas na piscina, os resultados são igualmente bons.

Em média, o exercício ajudou os participantes do estudo a reduzir a pressão sistólica (número superior) por cerca de 4 mm Hg e diastólica (número inferior) por um pouco mais que 2,5 mm Hg. Mas os especialistas advertem que aqueles com pressão arterial extremamente elevada não devem confiar unicamente no exercício físico para controlar a hipertensão.



2 Comentários to “4 Benefícios de manter uma atividade física regular”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :