10 sintomas comuns de depressão

A depressão é uma doença grave que afeta o dia a dia das pessoas e destrói famílias.

É um distúrbio que controla a mente e as suas funções, causando perda de apetite, insónia, alterações de humor, e um profundo sentimento de desespero.

Os sintomas de depressão são variados e a gravidade muda com o tempo. E, de acordo com especialistas em depressão, pode ser uma doença hereditária, ou causada por doenças que ameaçam a vida, ou stress. Outras causas são determinadas doenças, medicamentos, drogas, álcool ou doenças mentais. As mulheres normalmente tendem a sofrer de depressão mais do que os homens e isso é atribuído às oscilações hormonais, alterações no ciclo menstrual, gravidez, aborto, pré-menopausa e pós-menopausa.

 

A depressão nos jovens adolescentes

 

Sintomas comuns:

  1.  Uma incontrolável sensação de tristeza, ansiedade ou vazio.
  2. Desespero intenso acompanhado por sentimentos pessimistas.
  3. Sentimento de culpa, de impotência, e falta de auto-estima.
  4. Falta de energia, metabolismo e níveis de atividade mais lentos. Fadiga constante.
  5. Sensação de impotência, juntamente com uma crescente incapacidade de se concentrar e indecisão.
  6. Incapacidade para dormir bem, com fases de insónia.
  7. Perda de peso ou ganho de peso inexplicável. Provocado pela perda de apetite ou comer por impulso.
  8. Pensamentos suicidas.
  9. Irritabilidade, pouca paciência, bem como inquietação.
  10. Aflições físicas como dores de cabeça, distúrbios digestivos e dor crónica sem razão aparente.
Se você estiver a passar por qualquer um dos sintomas acima descritos, em conjunto com uma mudança acentuada no comportamento, consulte o seu médico. Fará um exame completo para descartar causas físicas para a depressão, bem como quaisquer problemas médicos subjacentes. Em seguida, se necessário, o clínico irá recomendar que você consulte um psiquiatra ou psicólogo.
Assuma o problema e tente eliminar os pensamentos negativos da sua mente. Coloque de lado a exaustão, inutilidade e desespero. Mude a sua vida, definindo alguns objetivos. Tente relaxar, meditar e desfrutar de música. Comece novas atividades que mantenham a sua mente ocupada e ocupem o seu tempo.. Sair e conhecer pessoas e participar em actividades de grupo são um bom exemplo. Evite a companhia de pessoas negativas. Seja positivo, confiante, e tenha mais fé em si mesmo. Decida mudar o seu mundo para melhor. No entanto, siga o conselho do médico. O tratamento pode incluir: medicamentos anti-depressivos, psicoterapia, bem como as alterações de estilo de vida.
Se a depressão se agravar ou sentir-se suicida, deve procurar ajuda junto do médico de família ou especialista. Ligue para o departamento de saúde local,  centro de saúde mental, ou hospital ou clínica. Alguém vai estender a mão, falar consigo e tentar ajudá-lo a superar a depressão.


1 Comentário to “10 sintomas comuns de depressão”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.