10 formas de manter um peso saudável sem fazer dieta

Algumas pessoas não têm problemas em manter um peso saudável, independentemente das suas rotinas diárias. Contudo, a grande maioria tem de esforçar-se para não engordar ou para manter o seu peso ideal. A solução não está em dietas excessivas, que acabam por prejudicar mais o nosso organismo do que trazer benefícios. O segredo para manter um peso saudável reside nas escolhas certas e num modo de vida saudável.

Embora as dietas possam funcionar durante algum tempo, a verdade é que quando estas terminam e volta aos seus velhos hábitos, o mais comum é que retorne também ao seu peso anterior ou que ganhe ainda algum peso extra.

As dicas seguintes vão ajuda-lo a manter um peso saudável sem fazer dieta, apenas recorrendo a uma forma de vida e rotinas alimentares mais equilibradas.

 

  • Mais refeições por dia – Evite comer apenas 3 grandes refeições ao longo do dia. O ideal é que coma pequenas refeições de duas ou de três em três horas. Desta forma vai conseguir acelerar e manter o seu metabolismo sempre em funcionamento, evitando ainda que coma demasiado nas refeições seguintes.
  • O exercício físico é um poderoso aliado – Instituir na sua rotina diária algum exercício físico é uma excelente aposta para manter um peso saudável, quase sem esforço. Diariamente tente praticar pelo menos 30 minutos de exercício. Pode ser uma simples caminhada em passo moderado, de preferência depois  de uma das refeições principais, como é o caso do pequeno-almoço, almoço ou jantar.
  • A pressa é inimiga da perfeição – Coma devagar. São preciso cerca de 20 minutos para o impulso da saciedade chegar ao cérebro. Mastigar bem a comida também vai ajudar a fazer melhor a digestão.
  • Compras inteligentes – Nunca faça as compras de supermercado quando estiver com fome. Aconselhamos que o faça apenas depois das grandes refeições e já completamente saciado. Desta forma é mais certo que compre o que realmente lhe faz falta e que resista à tentação de comprar alimentos muito calóricos, com elevadas doses de açúcar ou gordura.
  • Beba água – É muito importante para manter um peso saudável que beba bastante água ao longo do dia, de preferência entre as refeições. O ideal é que beba entre 6 a 8 copos de água por dia. Alguns minutos antes das principais refeições beba um copo de água e  irá sentir-se mais saciado.
  • Não salte refeições – Erradamente muitas pessoas pensam que evitar algumas refeições é a melhor solução para manter um peso saudável. Contudo, ao fazer mais refeições ao longo do dia vai estar a acelerar o seu metabolismo. Por isso, não pule o pequeno almoço ou o lanche a meio da manhã, pois ao almoço terá mais fome e terá tendência para ingerir mais calorias. O segredo está em evitar sentir fome ao longo do dia.
  • Comece o dia da melhor forma – Tente que a primeira refeição do dia seja bem completa e equilibrada, de forma a fornecer-lhe mais energia para o resto do dia. Uma excelente opção é começar o dia logo com uma sopa de vegetais. Os nutrientes presentes na sopa vão ajudar com a digestão, enquanto que o líquido presente na sopa vai ajudar a saciar. Por isso, vai sentir-me mais cheio sem ter de ingerir uma grande quantidade de alimento.
  • Não se esqueça do pequeno-almoço – Nunca se esqueça de tomar o pequeno-almoço. Um bom pequeno-almoço vai fornecer ao seu corpo e cérebro a energia necessária para levar a cabo as primeiras tarefas da manhã e ativar o seu metabolismo, queimando assim mais calorias.
  • Última refeição do dia – Coma a sua última refeição pelo menos 3 horas antes de ir dormir.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.