Zinco: um mineral muito importante na nossa dieta do dia-a-dia

O zinco é um mineral que se encontra em quase todas as células do nosso corpo, apesar da sua importância, a existência deste mineral é muitas vezes tida como certa no nosso organismo. Muitas pessoas tendem a lembrar-se do zinco quando têm uma dor de garganta. É nesta altura que as pessoas tomam suplementos de zinco e pastilhas para tratar resfriados ou dores de garganta. No entanto , devem-se ter em mente que o zinco não vai curar estas doenças. O mineral, no entanto, vai ajudar a impulsionar o sistema imunológico para que o resfriado não evoluia para algo mais sério.

Em adição aos benefícios imonitários para a saúde , o zinco é encontrado em diversos grupos de alimentos e é importante para nutrir a pele , aumentando as funções do sistema reprodutivo .

Sendo um elemento natural , o zinco é encontrado em alimentos como ostras ( uma das mais altas fonte de zinco ), fígado , frango, peru , laticínios, e muitos mais. Este mineral é um elemento importante na dieta de hoje. No entanto, muito pouco zinco ou níveis elevados de zinco podem ser prejudiciais para a saúde.

A deficiência de zinco pode levar à perda de paladar , falhas no sistema imunológico e problemas de pele. Outros sintomas podem incluir diarreia , perda de cabelo , fadiga , demora na cura de feridas, infertilidade e diminuição do crescimento em crianças.

Elevados níveis de zinco , por outro lado , pode provocar cólicas , anemia, alterações nos níveis de colesterol , perda da libido, impotência e tonturas.

Zinco

Os níveis adequados de zinco melhora a função cerebral e acelera a cicatrização de feridas.

Outros benefícios do zinco podem incluir:

  • Funciona como um antioxidante e está envolvido na síntese de hidratos de carbono e metabolismo de proteínas;
  • É importante na regulação do crescimento celular, metabolismo energético e regulação da transcrição de genes e
    • Pode ajudar a proteger a próstata de câncer.

A dose diária recomendada (ddr) de zinco em indivíduos é de 15 miligramas por dia, mas estudos médicos recentes mostram que as pessoas podem tomar até 40 miligramas por dia. Tomar suplemento de zinco é importante porque estudos médicos mostram que este mineral não é armazenado no corpo e as pessoas precisam tomar a dose mínima todos os dias.

Os homens precisam de mais zinco do que as mulheres porque o sêmen masculino contém cerca de 100 vezes mais zinco do que o que é encontrado no sangue. Quanto mais sexualmente ativo um homem for, mais ele precisará de tomar zinco. A Dose Diária Recomendada (DDR) para homens adultos é de 1/3 superior do que a das mulheres.

Relatórios recentes de saúde mostram que o zinco é essencial para ajudar os casais tratar a infertilidade. As dosagens de 50 mg de zinco por dia pode resultar num aumento da produção de sémen e melhorar a fertilidade . Esta suplementação é benéfica na concepção , afetando os níveis de hormônio no corpo.

Apesar da importância do zinco , os indivíduos que deseja incluir zinco em seus regimes alimentares devem procurar o aconselhamento de médicos e outros profissionais de saúde antes de tomar suplementos de zinco . Os suplementos de zinco podem ajudar a equilibrar a oferta de zinco e outros minerais importantes que podem encontrar-se em falta no nosso corpo.

É importante tomar as quantidades corretas de suplementos e combiná-los com uma dieta nutritiva e exercício físico.
Um estilo de vida saudável deve ser sempre a base de uma boa saúde.
Lembre-se de ler os rótulos de multivitaminas e suplementos antes de ostomar.
Compreender os benefícios do zinco e outras vitaminas e minerais pode levar a uma melhor saúde geral e uma vida mais feliz.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :