Vista Cansada ou Presbitia

A vista cansada aparece por entre a 4ª e a 5ª década de idade, e deve-se na maior parte das vezes à perda de funcionalidade do cristalino, cuja função consiste em diferenciar as representações próximas, quando isto acontece é sinónimo de vista cansada, cujo nome técnico é presbitia.

A vista cansada é mais notável em determinadas actividades, principalmente naquelas que são mais minuciosas, como escrever, coser ou ler. Nestes casos, a tendência da pessoa é afastar o objecto para melhorar a acuidade visual, porque este movimento diminui o esforço que a pessoa tem de fazer para ter uma boa acuidade visual.

Quando surge a vista cansada, podem surgir igualmente outros problemas visuais e como tal a pessoa necessita de utilizar lentes de dois focos, para permitir uma boa acuidade visual ao perto para a vista cansada e outro efeito para possíveis problemas visuais. A vista cansada tem tendência a aumentar à medida que os anos passam, sendo que é indispensável recorrer a um médico oftalmológico com frequência para este ir regulando as lentes à medida que a presbitia piora. A regulação das lentes cessa normalmente a partir dos setenta anos, pois já não vale a pena.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.