Suplementos alimentares para desporto

É cada vez mais comum (e aceite) o uso de suplementos alimentares para desporto, em grande parte devido aos grandes benefícios que esses mesmos complementos podem trazer à nossa saúde.

Alguns tipos de suplementos alimentares são usados na tentativa de corrigir pequenos problemas que podem ser encontrados na nossa saúde ou para ajudar a mudar os nossos maus hábitos. A verdade é que os suplementos não servem para substituir uma dieta equilibrada, mas sim para auxiliar o corpo a aproveitar ainda mais os nutrientes recebidos através dos alimentos.

 

 

Suplementos para desporto

Muitos atletas ou apaixonados de diversas modalidades procuram adquirir suplementos alimentares para melhorar a sua condição física, devido aos treinos cansativos ou para minimizar um pouco mais o cansaço na realização de provas, que requerem muito mais do condicionamento físico do atleta.

O maior problema é que esses suplementos não precisam de receita médica para serem adquiridos, o que pode dar azo a abusos e aquisição do tipo errado de produto. Muitos atletas que estão agora a começar a treinar e, que não possuem muita resistência física, usam suplementos alimentares sem antes passar por uma avaliação de um nutricionista.

É de extrema importância que qualquer pessoa que quer aproveitar os benefícios de uma suplementação alimentar passe por uma avaliação e orientação médica, pois mesmo que comece a ingerir um suplemento igual ao outro atleta poderá não conseguir o efeito desejado. Afinal o metabolismo de cada pessoa é bem diferenciado.

Se procurar um nutricionista não correrá o risco de se decepcionar com os suplementos, pois o médico irá indicar o complemento que atenda as necessidade e que combine melhor com o ritmo de vida que tem tido. As dosagens também são definidas pelo nutricionista e não é recomendado guiar-se apenas pelo rótulo do produto, embora as informações dos componentes presentes sejam muito importantes.

Mas, não espere milagres dos suplementos alimentares. Terá de combinar esses nutrientes com muito treino, exercícios físicos e uma dieta saudável rico em frutas, verduras e minerais.

A creatina é a mais utilizada pois ajuda a produzir energia e traz um resultado mais rápido do que qualquer outro tipo de suplemento, o único problema é que além de não procurar o auxilio do nutricionista acabam ingerindo suplementos por mais tempo que o indicado e acabam sobrecarregando o fígado e o pâncreas. Os suplementos alimentares são usados por apenas algumas semanas ou meses , sendo depois o seu uso interrompido para que o corpo absorva todos os nutrientes de uma alimentação saudável.

Para a escolha do suplemento ideal é preciso levar em conta a modalidade do desporto, o tipo de atleta, a rotina do atleta e depois definir o tempo, horários diários e quanto tempo irá utilizar. Além do desporto existem recomendações de suplementos para outros fins, como para auxiliar na perda de peso, no ganho de massa muscular, na criação de músculos ou para apenas melhorar o sistema imunológico, cada um tem a indicação de um complemento diferente mas todos precisam ser combinados com uma dieta saudável e com atividades físicas.



1 Comentário to “Suplementos alimentares para desporto”
  1. Marcos Souza

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :