Suplementos alimentares durante o treino

Mesmo que muitas pessoas não considerem a utilização de suplementos alimentares fundamental, a verdade é que os suplementos que são ingeridos durante o treino podem ter diversos benefícios.

Por isso, não é a toa que existem suplementos para ajudar a resolver vários tipos de problemas no nosso corpo. Com a utilização adequada destes suplementos é possível repor toda a energia necessária ao corpo e  fornecer nutrientes certos para a formação de músculos, aumentando também a resistência física.

Vamos então conhecer mais algumas informações acerca do uso de suplementos alimentares durante o treino.

 

A importância dos suplementos

Quando ingerimos suplementos durante o treino, estamos a dar a possibilidade de levar nutrientes junto com a circulação do sangue, para que cheguem até os músculos mais rapidamente, obtendo assim  um efeito rápido e satisfatório. O mais interessante é que os suplementos alimentares, se usados corretamente, agem positivamente no corpo sem os efeitos colaterais, pois o suplemento tem uma combinação de vitaminas e minerais que o corpo precisa ingerir todos os dias.

Mas, mesmo assim, a indicação de suplementos alimentares durante o treino é apenas recomendada para os atletas que praticam  tipos de desporto que tem um grande desgaste físico e que precisam repor todos os nutrientes, de modo a que a sua saúde não seja prejudicada e também para que o seu rendimento seja ainda melhor.

O atleta precisa estar atendo qual o tipo de suplemento que deve ser usado para o tipo de treino que for fazer, pois nem todos os suplementos trazem benefícios para certos tipos de treinos. Podem servir para melhorar o desempenho de outro tipo de esforço físico, mas não para o que o que pretende praticar. É o caso das substancias chamadas de malto e dextrose que não são recomendadas, caso o atleta for fazer um treino baseado em força, pois podem bloquear a passagem de nutrientes para o fígado e desta forma esses nutrientes não conseguem ajudar o corpo. Já para treinos do tipo endurance são ótimos para repor a energia necessária, proporcionando uma resistência maior. Qualquer que seja o caso e tipo de treino, deve sempre consultar um médico especialista para ser orientado corretamente.

O ideal é que o uso de suplementos seja feito nos treinos que durem 1 hora ou mais, para que a energia seja o suficiente até o fim do treino. Afinal, com tanto esforço o corpo não consegue repor todos os nutrientes sozinho e a tempo para terminar o treino.

O atleta deve estar atento se está a ingerir carboidratos de forma exagerada, pois o corpo tem um limite de absorção de carboidratos e se for uma quantidade exagerada poderão surgir grandes desconfortos. Também é recomendado que sejam ingeridos com intervalos.

O ideal é ingerir no máximo 60g de carboidrato para cada hora de treino. Entre os nutrientes mais indicados para o treino destacamos: a sacarose, glicose e outros tipos que tenham uma boa quantidade de substancia glicêmica.

Para quem não é  atleta, mas gosta de fazer exercícios físicos, poderá ter o auxilio de suplementos alimentares isotônicos, que são ricos em minerais e podem suprir muito bem a necessidade de algo que reponha as energias até o fim do treino.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.