Receita Pão Caseiro

Para fazer pão em casa terá que ter os ingredientes necessários e nas quantidades certas assim como amassar bem e obedecer as certas preparações antes de ir para o forno. O tipo de farinha e as misturas de farinhas ficam ao seu critério contudo se preferir pão branco e fofo utilize a farinha mais moida e peneirada, com mais glúten (farinha forte). Com esta farinha vai obter um pão fofo.

Preparação de  4 pães brancos de forma:

Ingredientes:

 – 1,5 kg de farinha

 – 30g de fermento padeiro

 – 1 colher de chá de sal

 – água quente (q.b.)

 – 1 colher de sopa de óleo

Modo de preparação:

– Numa amassadeira (ou bacia) coloque a farinha e o sal e misture bem.

– Depois junte o óleo à mistura e incorpore bem.

– À parte dissolva o fermento num pouco de água quente e adicione à mistura assim como a restante água quente.

– Amasse muito bem todos os ingredientes até dar conta que a massa se desprende das paredes da amassadeira e até ficar em forma de bola, por cima dessa bola coloque um pouco de farinha.

 – Deixe levedar até ficar no dobro da massa. Após lêvada divida em quatro pedaços a massa e bata bem na banca, até perder as bolhas existentes.  

– Molde ovalmente os quatro pedaços e coloque-os em formas retângulares como as do bolo inglês.

– Com ajuda de uma faca faça uma rasgo central ao longo da massa cada um dos pedaços e pincele com água um pouco salgada a superfície da massa.

– Deixe levedar num local quente até que encha o resto da forma.

– De seguida pincele novamente com água salgada e leve ao forno previamente aquecido a meio forno e deixe cozer aproximadamente durante 30 minutos.

– Quando verificar a superfície do pão dourada desenforme o coloque-os num tabuleiro para levar novamente ao forno durante mais 5 a 10 minutos.

– Deixe arrefecer e está pronto a comer.

Se preferir pão redondo, molde os pedaços da massa de forma redonda e coloque-os num tabuleiro raso polvilhado com farinha e continue o processo da mesma forma do anterior.

Delicie-se ao seu pequeno almoço com pão caseiro.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :