Propriedades medicinais do ácido alfalipóico

Ácido alfalipóico

O que é?

O organismo produz ácido alfalipóico em quantidades diminutas. Este ácido encontra-se principalmente em alimentos como espinafres, carnes (especialmente fígado) e levedura de cerveja. É difícil obter quantidades significativas deste ácido exclusivamente através da alimentação. É por isso que muitas delas tomam suplementos de ácido alfalipóico para beneficiar das suas propriedades curativas. É um ácido que possui a faculdade de actuar como um potente antioxidante, neutralizando os chamados radicais livres, moléculas altamente reactivas que ocorrem naturalmente e que danificam as células.

Principais benefícios

– Alivia a dormência, formigueiros e outros sintomas de danos neurológicos nos diabéticos

– Protege o fígado em doentes de hepatite e em casos de abuso de álcool ou de exposição a venenos ou substâncias tóxicas

– Previne o desenvolvimento de cataratas

– Pode ajudar a conservar a memória nas pessoas que sofrem com a doença de Alzheimer

– Actua como antioxidante de alta potência e, possivelmente, como estimulante do sistema imunitário, pode aliviar um grande legue de distúrbios, como psoríase e síndroma da fadiga crónica.

Formas de apresentação

O acido alfalipóico pode se apresentar sob a forma de cápsulas ou comprimidos

Como tomar

– Para tratamento de doenças especificas. O ácido alfalipóico toma-se habitualmente em doses de 100 a 200 mg três vezes ao dia.

– Para apoio geral como antioxidante-. Podem usar-se doses menores, de 50 a 150 mg ao dia

Os suplementos de ácido alfalipóico podem tomar-se com ou sem alimentos.

Formas de actuação

O ácido alfalipóico afecta quase todas as células do organismo. Auxilia todas as vitaminas do complexo B — incluindo a tiamina, a riboflavina, o ácido pantoténico e a niacina — a converterem em energia os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras presentes nos alimentos. É um antioxidante que protege as células e pode estimular o organismo a reciclar outros antioxidantes, como as vitaminas C e E, multiplicando assim a sua potência. Devido às suas propriedades químicas características, o ácido alfalipóico é facilmente absorvido pela maioria dos tecidos do organismo, incluindo o cérebro, todo o sistema nervoso periférico e o fígado.

Efeitos secundários

Não há notícia de efeitos secundários graves. Ocasionalmente, o suplemento pode produzir incómodos gástricos ligeiros, e em casos raros ocorreram erupções cutâneas alérgicas. Se sentir efeitos secundários, reduza a dose ou deixe de tomar o suplemento.

Nota: Os diabéticos só devem tomar suplementos de ácido alfalipóico sob orientação médica. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.