Propriedades dos molhos orientais

Os molhos orientais

Molho de ostras

O molho de ostras salgado é muito usado na cozinha oriental nomeadamente na China. Pode contudo, provocar alergias a pessoas que são sensíveis ao marisco. Em alternativa pode usar um molho tailandês muito semelhante só  que feito com peixe seco salgado.

Molho  boisin

É um molho agridoce preparado com  feijões de soja e arroz vermelho. Este tipo de arroz é tingido com feijão-encarnado ficando com tons vermelhos.  O molho boisin é normalmente servido para acompanhar  o “pato à pequinense”, com crepes e cebolos.

Molho de amendoim

As espetadas de carne da região da Malásia, normalmente chamadas de satay, são servidas com um molho de amendoim preparadas com especiarias. É um molho rico em gordura, vitaminas e minerais. As vitaminas mais presentes são a  vitamina E, a tiamina e  o manganês.

Molhos japoneses e chineses

Estes molhos possuem muitas vezes glutamato monossódico e acreditava-se que produziam dores de cabeça a pessoas  mais sensíveis,  mas devido a estudos recentes chegou-se à conclusão que o surgimento destas dores de cabeça eram  provocadas por outros ingredientes utilizados neste tipo de culinária do oriente.

Molho de soja

Os molhos feitos com soja normalmente são feitos à base de feijões de soja que passam pela fermentação.  Este molho oferece-nos uma alta concentração de sódio. Quem não é tolerante ao glúten deve  evitar este molho de soja, pois possui também na sua composição trigo.  Existem cientistas que  acreditam que a soja e os seus derivados ajudam a proteger o nosso corpo contra doenças como o cancro da mama, doenças cardiovasculares, osteoporose e aliviar sintomas derivados da menopausa.

Nota: Geralmente os molhos de origem oriental ou de preparação com ingredientes provenientes do oriente, possuem uma quantidade generosa de  sódio. Por este motivo não são indicados para pessoas que sigam uma dieta baixa em sal.



1 Comentário to “Propriedades dos molhos orientais”
  1. ivone

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.