planta medicinal Erva-gigante ou Acanto

acanto

Acanto

Acanthus mollis L,
Erva-gigante, gigante, branca-ursina Bras.: acanto
Acanláccas


Bastante raro no estado espontâneo, o acanto é muito cultivado nos jardins como planta ornamental pela elegância das suas grandes flores brancas com veios apurpurados e das suas folhas grandes e profundamente fendidas. Diz-se que a forma das suas folhas, escuras e brilhantes, inspirou o escultor grego Calímaco quando criou os motivos decorativos do capitel coríntio. O acanto encontra-se, aliás, em todo o litoral mediterrânico.
Os médicos da Antiguidade receitavam o infuso da planta para numerosas finalidades. Dioscórides e Plínio consideravam-na diurética, eficaz contra as irritações das vísceras e até preventiva da tuberculose pulmonar. Na Idade Média, porém, o acanto parece ter caído no esquecimento. Actualmente, é muito utilizado para uso externo sob forma de banhos, cataplasmas, compressas e gargarejos. Para que as flores conservem a sua máxima eficácia, devem ser colhidas em plena antese e secas lentamente à sombra. Pelo contrário, as folhas e as raízes devem ser secas em estufas bastante quentes.

Habitat: Europa Mediterrânica, solos rochosos, entulhos; até 300 m.

Identificação: de 0,40 a 1,50 m de altura. Vivaz, caule florífero, erecto, robusto, com poucas folhas na base; folhas basais glabras, muito grandes, pouco rígidas, profundamente fendidas; flores brancas, frequentemente com estrias cor de púrpura (Julho-Agosto), de 5 a 6 cm de comprimento, sésseis, formando uma longa espiga de 4 a 6 fileiras verticais muito diferenciadas, providas de uma bráctea espinhosa e de duas bractéolas estreitas, cálice com 4 lobos desiguais, sendo o superior muito grande e violáceo; corola com um lábio inferior comprido, papiráceo, trilobado e 4 estames soldados à corola; cápsula castanha, lisa, de deiscência explosiva, com 2 a 4 sementes grandes, castanhas e brilhantes; toiça grossa com raízes grossas e esbranquiçadas.

Partes da planta Acanto utilizadas: folhas recentes, flores, raiz.

Componentes da Erva-gigante / Acanto: sais minerais, mucilagem, glúcidos, tanino, substâncias amargas

Propriedades da planta Acanto: aperitivo, colerélico, emoliente, vulnerário.

Beneficios da Erva-gigante Acanto: anginas, contusão, dartro, diarreia, digestão, picadas, queimadura.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :