Os sapatos ideais

Os sapatos ideais para o seu pé

Os sapatos são de extrema importância para uma boa postura do corpo, do pé e da perna. Devemos ter este cuidado desde que o bebé nasce e mais importante ainda quando ele começa a andar. Para que o sapato seja confortável, este não deve ser muito apertado nem muito largo. Os dedos dos pés devem estar de modo confortável sem roubar espaço aos restantes. Quanto ao saltos do sapato, este não deve exceder os 5 cm.

Sapatos salto alto

Ao usar sapatos de salto alto, a sua forma não nos deixa dobrar completamente o pé, e muitas vezes  causam-nos  cãibras, os tornozelos incham e consequentemente as costas ficam deformadas e as dores são constantes. Ao  adquirir este tipo de sapato experimente sempre os sapatos em pé, verificando se o pé fica bem apoiado no chão. Faça isto também ao comprar sapatos para as crianças. Não é aconselhado que as jovens ao iniciar o uso do sapato alto calcem sapatos já usados e deformados por outras pessoas. Os sapatos de salto alto gastam o seu salto com facilidade e por isso devem ser levados ao sapateiro regularmente de modo a evitar desequilíbrios. Um sapato de salto desgastado contribui para o aumento do cansaço dos seus pés e pernas. Ao comprar este tipo de sapatos e verificar que estes lhe magoam, o que tem a fazer é comprar outros, pois acima de tudo, o mais importante é o conforto do pé.

A criança e o sapato

Ao adquirir sapatos para as crianças é importante que estes sejam  flexíveis e maleáveis pois os pés das crianças estão em constante crescimento e são sensíveis ás deformações. Estudos revelam que muitas deformações da coluna vertebral são consequência do uso de sapatos inapropriados usados durante a infância.

Primeiros passos

A escolha dos sapatos para as crianças que começam a andar devem ser bastante flexíveis de modo a que esta ande de forma natural não deixando que ande na ponta dos pés. A sola deve ser antiderrapante. Quando a criança atingir os 3 anos deve-se comprar um sapato que garanta um bom apoio do pé e especialmente do calcanhar de modo a evitar que este se incline para dentro. Desta forma, o forro do calcanhar do sapato deverá ser rígido na parte inferior e flexível na superior.

O melhor material

A palmilha do sapato deve ser de couro pois esta tem um maior poder de absorção, evitando assim a humidade. Normalmente os pés das crianças crescem depressa e é costume comprar sapatos um pouco maiores, servindo para mais tempo. Deste modo é aconselhável colocar uma peça de material anti-derrapante no interior do contraforte.  Não deve colocar de sua vontade palmilhas ortopédicas nos sapatos das crianças. As palminha ortopédicas só devem ser usadas quando são aconselhadas pelo médico. Os ténis de material sintético não são uma boa escolha pois dificultam a respiração do pé.  O ideal é comprar ténis de pano  ou de couro que são mais respiráveis e provocam menos irritações nos pés devido à transpiração.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :