Os molhos de acompanhamento

Tipos de molhos de acompanhamento

Molhos feitos com gordura da carne

Molhos feitos com a gordura que fica no tabuleiro da carne depois de assada contém um elevado teor de gordura. Para fazer um molho deste tipo mas mais saudável, pode antes de assar a carne retirar a gordura e fazer com ela o molho.

Molho béchamel

O molho branco ou béchamel, é confeccionado com manteiga, farinha e leite. Neste molho bechamel o número de calorias e gordura é menor do que outros molhos. Deve ser feito com ingredientes com pouca gordura, utilizando leite meio gordo ou magro e pouca manteiga. Confeccionado desta forma não é tão prejudicial para a saúde. Mesmo assim deve ser consumido pontualmente.
O molho béchamel  feito com queijo ralado contém tem mais calorias e gorduras saturadas, pelo que deve ser utilizado em raras excepções. Molhos deste tipo feitos à base de leite são ricos em vitamina B12, B2, niacina, cálcio e fósforo.

Molhos clássicos

São exemplos de molhos clássicos o molho bearnês e o molho holandês. Estes molhos são confeccionados com gemas de ovos e manteiga. Depois são temperados com sumo de limão ou vinagre. São ricos em vitamina A, mas contém um elevado número de calorias e gorduras saturadas. Desta forma, se tiver colesterol elevado deve evitar comer este tipo de molhos.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.