O benefício das Hortalicas

As hortaliças e os seu nutrientes

As hortalicas são plantas oriundas da horta, comestíveis frescas ou cozinhadas. As hortaliças englobam as folhas e ramas dos vegetais como as couves, aipo, alcachofra, alho-porro, espinafre, alface, acelgas, agrião, nabiça, salsa, etc. Todos estes alimentos mencionados são riquíssimos em nutrientes essenciais ao nosso organismo. Possuem vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. As hortaliças e legumes são um excelente alimento, de poucas calorias, ricos em fibras e pobres em gordura.

Os benefícios das hortaliças

Estas devem ser consumidas logo após a colheita para não se perderem nutrientes como as vitaminas. Se comer hortaliças em grande quantidade estas ajudam a regular o transito intestinal, evitam a obstipação e podem prevenir o surgimento de doenças cancerosas. Como são pobres em gordura, combatem os níveis de gordura no sangue e consequentemente ajudam reduzir o risco de surgirem problemas cardiovasculares. São também alimentos tonificantes, ricos em antioxidantes, complantix, minerais e vitaminas.

Ao serem cozinhadas as hortaliças perdem uma grande parte dos seus nutrientes e vitaminas. Desta forma deve-se ter alguns cuidados para que isto não aconteça. Existem alguns passos simples para evitar a perda de nutrientes e vitaminas como comer as hortaliças em saladas no seu estado natural como a alface, couve roxa, etc. Pode também cozer este tipo de alimentos no vapor, os alimentos cozinhados por este método ficam bastante saborosos e não necessitam de sal. As sopas também são um boa opção pois os nutrientes não se perdem.



2 Comentários to “O benefício das Hortalicas”
  1. Djhonata Fernando
  2. Djhonata Fernando

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :