Indice de Massa Corporal

indice de Massa Corporal

O índice de massa corporal é um instrumentos que classifica o peso de uma pessoa com base numa tabela. Esta tabela ajuda a definir  o grau de obesidade de uma pessoa sabendo se esta, está acima ou abaixo dos parâmetros de peso ideal ou saudável  de acordo com a sua altura.

Como calcular o Índice de Massa Corporal?

Para calcular o IMC de uma pessoa, divide-se o peso que a pessoa tem em kg, pelo resultado da multiplicação da altura em metros.

IMC= peso /( altura)2

Como interpretar?

O IMC ideal para as mulheres deve se situar no 22 e nos homens nos 23, se o resultado estiver abaixo do normal procure aumentar o seu peso para evitar a desnutrição. Se o valor estiver acima deve fazer algo para diminuir o seu peso, evitando doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

Tabela IMC

IMC Classificação
< 19.99 Magreza
20 – 24,99 Normal
25 – 29.99 Excesso de Peso
30 – 35 Obesidade
> 35 Grande obesidade

Os resultados são válidos apenas para adultos. Os atletas e pessoas com elevada massa muscular apresentam um IMC mais elevado pela massa muscular, que é mais pesada que a massa gorda. Desta forma duas pessoas podem ter o mesmo IMC, mas uma quantidade diferente de gordura corporal.

Existem outros formas de medir avaliar a gordura corporal, como medir o perímetro da cintura. Se o valor atingir mais de 88 centímetros nas mulheres e 102 centímetros nos homens, deve consultar um nutricionista ou fazer algo para baixar esse valor, pois corre o risco de sofrer problemas cardiovasculares com o enfarte agudo do miocárdio.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.