Factores que levam à Anorexia nervosa e Bulimia nervosa

Factores que ajudam ao surgimento destas doenças

Os factores sócio-culturais

Estes factores podem contribuir muito para o desenvolvimento destas doenças. Nas sociedade em que a beleza e a magreza estão associadas o risco destas doenças surgirem nas jovens adolescentes e até nos adultos é muito grande. Nos rapazes a boa forma  é um imperativo de beleza, fazendo exercício físico exagerado para conseguirem corpos musculados e atraentes.

Populações com maior risco

As pessoas que se dedicam profissionalmente ou ocupam os seus tempos livres em desportos como as bailarinas, atletas de alta competição com regras muito rígidas e  pessoas ligadas ao mundo da moda estão mais expostas ao surgimentos destas doenças.

A constituição biológica

– Os factores genéticos podem ajudar a despoletar este tipo de doença. A anorexia nervosa ocorre num gémeo não idêntico numa percentagem superior à encontrada na população em geral e se o gémeo é monozigótico a probabilidade para também adoecer é bastante maior, cerca de 56%. Assim, podemos concluir que os genes são uma condição importante.

A  personalidade

– As pessoas que tem mais tendência a desenvolver a doença são aquelas que  comportam comportamentos de perfeccionismo,  tudo o que fazem deve atingir a excelência, normalmente são bons alunos e tentam sempre melhorar ainda mais naquilo que fazem. São pessoas com um comportamento exemplar, educadas e preocupadas com o próximo, sempre disponíveis em ajudar. Quanto aos objectivos que têm em mente, tentam sempre alcançá-los, nunca desistindo para conseguir o que pretendem. Contudo não é condição imperativa que este  tipo de pessoas com estas características despoletem a doença. Porém uma grande percentagem das pessoas com anorexia nervosa detém estas características. Em relação aos doentes com bulimia nervosa as característica mais comuns de personalidade são de instabilidade e ocorre mais nos jovens que  impulsivos.

Todas estas características psicológicas podem não ser aplicadas a todos os doentes. Existem pessoas que numa fase da doença podem ter sintomas parecidos com a anorexia e mudar para sintomas de bulimia.

Todos estes factores sócio-culturais descritos aqui não causam estas doenças, mas podem contribuir para o surgimento delas.



1 Comentário to “Factores que levam à Anorexia nervosa e Bulimia nervosa”
  1. Thallyssa Roocha

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :